Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Hugo, 18 anos, acometido pela hepatite B, apresenta HBsAg, HBeAg e Anti-HBc (IgM), após seis meses de infecção. Com esses dados, qual foi a conclusão de seu médico?

A
Hugo pode estar com infecção crônica e com sinais de replicação viral.
B
Hugo apresenta sinais de vacinação prévia.
C
Hugo encontra-se no fim da fase replicativa.
D
Hugo encontra-se em fase de convalescença de infecção recente e com imunidade comprovada.
Com relação aos critérios de algumas patologias, julgue o item. Os sinais e sintomas clínicos da febre reumática surgem em média após uma a três semanas da infecção estreptocócica da orofaringe. Fazem parte dos critérios menores de Jones (modificados em 1992) febre, artralgia, provas reumáticas de fase aguda elevadas (VHS e PCR) e prolongamento do espaço P.R.
Considerando que um homem de 60 anos de idade chegue a um ambulatório com queixa de hematoquezia e tenesmo, apresentando, ainda, alteração do ritmo intestinal com mucorreia eventual, julgue o item que se segue. Caso sejam encontrados, na anuscopia, mamilos hemorroidários de terceiro grau, não haverá necessidade de realização de colonoscopia.
O fator mais importante no prognóstico de paciente submetido à biópsia excisional de melanoma maligno é
Analise as seguintes afirmações sobre vasculites sistêmicas primárias: I - A púrpura de Henoch-Schönlein é uma vasculite imunomediada associada ao depósito de Imunoglobulina A (lgA). O achado histopatológico característico desta patologia é uma vasculite leucocitoclástica, com presença de restos de neutrófilos, acompanhada de depósitos de imunocomplexos contendo IgA nos órgãos afetados; II - A doença de Kawasaki, também denominada síndrome do linfonodo mucocutânea, é uma condição frequentemente autolimitada, com febre e manifestação de inflamação aguda durando ao redor de 12 dias sem terapia. Contudo, complicações como aneurisma de artéria coronária, comprometimento da função miocárdica com insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, arritmia e oclusão arterial periférica podem ocorrer levando a um aumento da morbidade e da mortalidade; III - Arterite de Takayasu é uma vasculite sistêmica que atinge predominantemente mulheres jovens e acomete a aorta, seus ramos primários e as artérias pulmonares. Está CORRETO o que se afirma em:
Compartilhar