Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Idosa é despertada do sono noturno por dor lombar a direita, irradiando para cicatriz umbilical, com melhora após analgésico EV. No dia seguinte recrudescimento da dor, agora acompanhada de náuseas, vômitos e febre não aferida, com calafrios. História de hipertensão arterial e de osteoporose, fazendo uso de carbonato de cálcio e tiazídico. USG revela moderada dilatação do sistema excretor à direita, sem identificação de cálculos. Ht: 41,8%, leucócitos 7.900/mm3; plaquetas 238.000/mm3; creatinina 1,4 mg%; U: 92 mg%. Assinale o item que indica as condutas mais adequadas para o caso.

A
Urografia venosa + imunoeletroforese.
B
Raios X simples da coluna + anti-inflamatório não hormonal.
C
TC de abdome sem contraste + suspensão do tiazídico.
D
RNM de coluna lombar + hidratação venosa.
E
TC de abdômen com contraste + nefrostomia à direita.
O cisto pilonidal é uma das patologias mais comum em homens hirsutos. Cisto esse que tem origem na região pré-sacral, no sulco interglúteo, sendo causa de processos infecciosos recorrentes na região, com drenagem de secreção purulenta espontânea e formação de um ou mais trajetos fistulosos. Essa doença ficou conhecida e foi descrita na segunda guerra mundial como:
A síndrome catatônica, inicialmente considerada como manifestação de doença psiquiátrica, tem sido cada vez mais identificada nas enfermarias de clínica médica. São exemplos de sinais que podem ser encontrados nesta síndrome, EXCETO a:
Uma mulher de 65 anos, secretária executiva aposentada, procura assistência médica devido à dor lombar, com irradiação para face posterior da coxa direita, evoluindo há 3 meses e agravada há 15 dias. Neste último período, vem apresentando pouca resposta analgésica, que não cessa com o repouso e desperta-a do sono frequentemente. Exceto por emagrecimento de 6 kg desde a piora clínica, a anamnese dirigida foi irrelevante. Refere terapia de reposição hormonal. FC. 84 bpm; FR: 18 irpm; Tax. 36,8ºC; Pa: 130/80 mmHg. Laségue positivo a 45º. A hipótese diagnóstica mais provável, dentre as citadas, é de:
Indique, dentre as formas de hanseníase relacionadas, aquela que seria classificada, de acordo com a OMS, como paucibacilar:
Compartilhar