Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Idosa é despertada do sono noturno por dor lombar a direita, irradiando para cicatriz umbilical, com melhora após analgésico EV. No dia seguinte recrudescimento da dor, agora acompanhada de náuseas, vômitos e febre não aferida, com calafrios. História de hipertensão arterial e de osteoporose, fazendo uso de carbonato de cálcio e tiazídico. USG revela moderada dilatação do sistema excretor à direita, sem identificação de cálculos. Ht: 41,8%, leucócitos 7.900/mm3; plaquetas 238.000/mm3; creatinina 1,4 mg%; U: 92 mg%. Assinale o item que indica as condutas mais adequadas para o caso.

A
Urografia venosa + imunoeletroforese.
B
Raios X simples da coluna + anti-inflamatório não hormonal.
C
TC de abdome sem contraste + suspensão do tiazídico.
D
RNM de coluna lombar + hidratação venosa.
E
TC de abdômen com contraste + nefrostomia à direita.
O Staphylococcus aureus pode produzir patologias através de uma toxina ou pela invasão tecidual direita. Uma doença desencadeada por uma toxina estafilcóccica é a:
Os tumores carcinoides do tubo digestivo estão localizados mais frequentemente na seguinte região:
Qual das situações abaixo pode indicar mau prognóstico em uma criança com glomerulonefrite difusa aguda (GND) no 4° mês de evolução?
Primigesta de 38 anos, na décima sexta semana de gravidez, relatou perda sanguínea vaginal intermitente. A medida de altura do fundo uterino foi de 24 cm os batimentos cardíacos fetais estavam inaudíveis ao sonar e a dosagem betagonadotrofina coriônica foi de 300.000UI/ml. A causa provável do sangramento é:
Compartilhar