Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Idosa é despertada do sono noturno por dor lombar a direita, irradiando para cicatriz umbilical, com melhora após analgésico EV. No dia seguinte recrudescimento da dor, agora acompanhada de náuseas, vômitos e febre não aferida, com calafrios. História de hipertensão arterial e de osteoporose, fazendo uso de carbonato de cálcio e tiazídico. USG revela moderada dilatação do sistema excretor à direita, sem identificação de cálculos. Ht: 41,8%, leucócitos 7.900/mm3; plaquetas 238.000/mm3; creatinina 1,4 mg%; U: 92 mg%. Assinale o item que indica as condutas mais adequadas para o caso.

A
Urografia venosa + imunoeletroforese.
B
Raios X simples da coluna + anti-inflamatório não hormonal.
C
TC de abdome sem contraste + suspensão do tiazídico.
D
RNM de coluna lombar + hidratação venosa.
E
TC de abdômen com contraste + nefrostomia à direita.
Um RN a termo AIG nasceu com 50 cm de estatura e perímetro cefálico de 35 cm. Considerando o incremento estatural normal e do perímetro cefálico (PC) no 1º ano de vida, qual a estatura e o PC esperados para essa criança aos 6 meses de idade, respectivamente?
Em uma mulher de 64 anos que relata edema simétrico de membros inferiores, assinale o achado que não corrobora o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca Direita.
Uma paciente feminina de 65 anos apresenta HAS com insuficiência renal secundária, exames laboratoriais com cálcio sérico de 7,5 e albumina normal. Qual dos fatores abaixo não está associado a esse achado?
Sobre as neoplasias do trato genital feminino pode-se afirmar que:
Compartilhar