Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Reumatologia

Idosa é despertada do sono noturno por dor lombar a direita, irradiando para cicatriz umbilical, com melhora após analgésico EV. No dia seguinte recrudescimento da dor, agora acompanhada de náuseas, vômitos e febre não aferida, com calafrios. História de hipertensão arterial e de osteoporose, fazendo uso de carbonato de cálcio e tiazídico. USG revela moderada dilatação do sistema excretor à direita, sem identificação de cálculos. Ht: 41,8%, leucócitos 7.900/mm3; plaquetas 238.000/mm3; creatinina 1,4 mg%; U: 92 mg%. Assinale o item que indica as condutas mais adequadas para o caso.

A
Urografia venosa + imunoeletroforese.
B
Raios X simples da coluna + anti-inflamatório não hormonal.
C
TC de abdome sem contraste + suspensão do tiazídico.
D
RNM de coluna lombar + hidratação venosa.
E
TC de abdômen com contraste + nefrostomia à direita.
Sobre crises convulsivas em crianças é CORRETO afirmar que:
Paciente feminina, 82 anos de idade, branca, sem comorbidades, teve queda da própria altura há 4 meses, com fratura de colo de fêmur. Veio à consulta de rotina trazendo exames laboratoriais e raio X de tórax, com evidência de fratura de T11 e sinais de osteopenia. PTH e cálcio sérico normais; tomografia excluiu causa neoplásica. A CONDUTA CORRETA para essa paciente é:
Sobre o transplante de órgãos abdominais, assinale a alternativa INCORRETA:
Homem, 55a, refere disfagia esporádica há 7 meses, principalmente para alimentos secos. Nega emagrecimento. Exame físico: normal. Endoscopia digestiva alta: tumor submucoso medindo 2,0 cm, com mucosa íntegra e coloração semelhante à mucosa adjacente, localizado a 26 cm da arcada dentária superior. Biópsia: mucosa de esôfago, sem particularidades. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
Compartilhar