Questões na prática

Pediatria

Psiquiatria

Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?

A
Esquizofrenia.
B
O relato é normal para a faixa etária.
C
A criança é ansiosa e portadora de ansiedade de separação.
D
Trata­-se de desordem de socialização infantil.
E
Psicose simbiótica.
Uma mulher de 65 anos, hipertensa de longa data, vai ao médico queixando-se de que, ao se movimentar rapidamente na cama, apresenta, muito frequentemente, tonturas com duração de alguns segundos, que já lhe ocasionaram uma queda. Depois de realizada a manobra de Dix-Hallpike, surge em 10 segundos nistagmo horizontal e rotatório, de curta duração, direcionado para a esquerda, fatigável em manobras posteriores. O provável diagnóstico e a conduta indicada para essa paciente são, respectivamente:
Abscesso de Brodie:
O tipo de Hemorroida que apresenta protusão na defecação, requerendo redução manual, podem ser classificadas, em:
Toxicômano dá entrada na emergência com crise convulsiva. O médico que o atende suspeita de intoxicação aguda por cocaína, porque há concomitantemente:
Compartilhar