Questões na prática

Pediatria

Psiquiatria

Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?

A
Esquizofrenia.
B
O relato é normal para a faixa etária.
C
A criança é ansiosa e portadora de ansiedade de separação.
D
Trata­-se de desordem de socialização infantil.
E
Psicose simbiótica.
Paciente de 15 anos de idade, sexo masculino, durante uma evacuação na escola, notou sangramento retal. A colonoscopia revelou incontáveis pólipos no cólon e no reto e o laudo histopatológico da biopsia de um destes pólipos confirmou pólipo adenomatoso. O pai dele morrera aos 54 anos devido a um sangramento retal. A conduta mais apropriada, neste caso, é:
Paciente de 62 anos de idade, sexo feminino apresentou prurido intenso na região perianal há seis meses. Procurou o serviço público de saúde não sendo atendida por diversas vezes. No momento, refere hematoquesia de repetição e dor na região perineal com perdas espontâneas de fezes nas vestes. Ao exame físico, encontramos extensa lesão ulcero-infiltrativa do canal anal e incontinência fecal e o laudo histopatológico confirmou carcinoma espinocelular. A melhor conduta, neste caso, é:
São características do abscesso piogênico do fígado:
Paciente 25 anos, sexo feminino, referiu dor no hipocôndrio esquerdo. Tomografia computadorizada revelou lesão cística de 10,0 cm de diâmetro no baço. Após a esplenectomia, a imuno-histoquímica marcava tanto para CEA como para CA19.9. Neste caso, trata-se de:
Compartilhar