Questões na prática

Pediatria

Psiquiatria

Psiquiatria

Igor Daniel, 8 anos de idade, não vai à escola só, precisa ser acompanhado. Comumente refere dores abdominais estomacais e severa dor de cabeça. Sua mãe com frequência precisa retirá-­lo do colégio devido a estas queixas. À noite deseja dormir na cama com seus pais. Quando é levado para o seu dormitório, informa que não pode ficar sozinho, pois há monstros em seu guarda roupa. Qual das situações clínicas melhor explica o quadro clínico acima?

A
Esquizofrenia.
B
O relato é normal para a faixa etária.
C
A criança é ansiosa e portadora de ansiedade de separação.
D
Trata­-se de desordem de socialização infantil.
E
Psicose simbiótica.
As bactérias produtoras de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) estão sendo isoladas com frequência nos hospitais brasileiros e na comunidade, especialmente, em infecções do trato urinário e infecções intra-abdominais. Frente aos conceitos sobre ESBL é CORRETO:
Menino, 13 anos, obeso tipo adiposo-genital, apresenta dor em joelho D há 3 meses com claudicação associada. Relata piora aos esforços, principalmente ao caminhar e correr. A dor passou recentemente a acometer o quadril D, surgindo rotação externa e encurtamento do MID. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Sr. João de 58 anos faz dosagem de antígeno prostático específico (PSA) e tem elevação progressiva na dosagem do antígeno. Procura o urologista que faz uma biópsia que foi positiva para câncer. Com relação ao câncer de próstata nesta situação podemos afirmar EXCETO:
Um plantonista está em um local devidamente equipado para atender emergências, onde vários adolescentes realizam uma prova. De repente, um adolescente cai no chão, inconsciente, sem respiração e sem pulso central palpável. Rapidamente o plantonista chega ao local. O monitor instalado demonstra ritmo de fibrilação ventricular. A conduta adequada nesse caso é:
Compartilhar