Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Pediátrica

Indique a melhor técnica para a realização de uma anastomose esofágica na atresia de esôfago com fístula traqueoesofágica distal:

A
sutura contínua com fio absorvível
B
sutura contínua com fio inabsorvível
C
pontos separados com fio monofilamentar inabsorvível
D
pontos separados com fio absorvível multifilamentar
E
pontos contínuos com fio multifilamentar inabsorvível
Bradicardia, hipersalivação, vômitos, diarreia, sudorese intensa e fasciculações são manifestações típicas da intoxicação por:
Paciente, 65 anos de idade, procura pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há três dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data. Possui história de claudicação intermitente para aproximadamente 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Pulso femoral presente bilateralmente. Poplíteo e distais ausentes, bilateralmente. O paciente possui diminuição da sensibilidade em terços médio e distal de pé esquerdo, e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Sobre divertículo de Meckel, assinale a alternativa CORRETA:
Lactente de 18 meses de idade, sexo masculino, é trazido à consulta de puericultura, pois sua mãe está preocupada com o desenvolvimento da fala de seu ?lho. Refere que foi uma criança a termo, sem intercorrências durante o parto, sorriso social ao 3º mês de vida, sentou com apoio ao 6º mês de vida, ?cou em pé com apoio aos 12 meses, porém apresenta di?culdade em falar palavras, as quais não são entendidas pelos adultos. Refere que, quando quer alguma coisa, a criança aponta para o objeto e se não consegue o que quer, ?ca nervosa e começa a chorar. Diante do quadro, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conduta que deverá ser adotada pelo pediatra.
Compartilhar