Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Pediátrica

Indique a melhor técnica para a realização de uma anastomose esofágica na atresia de esôfago com fístula traqueoesofágica distal:

A
sutura contínua com fio absorvível
B
sutura contínua com fio inabsorvível
C
pontos separados com fio monofilamentar inabsorvível
D
pontos separados com fio absorvível multifilamentar
E
pontos contínuos com fio multifilamentar inabsorvível
Em paciente cirrótico com nódulo hipervascularizado medindo 4 cm, com trombose portal associada e alfafetoproteína com alteração significativa, o provável diagnóstico é:
Paciente de sexo masculino, 54 anos de idade, foi à consulta urológica de rotina. Não apresentava queixas urinárias e tinha valores normais de antígeno prostático específico, mas ao exame de toque retal foi evidenciada próstata de dimensões aumentadas, assimétrica e nodular. Após esse achado, o exame recomendado para melhor investigação do caso será
São cardiopatias onde a crise hipoxêmica pode estar presente:
Homem, 65 anos de idade, procura atendimento com queixa de dor em panturrilha direita enquanto deambula, com piora progressiva, necessitando interromper a marcha a cada 100 metros aproximadamente. O paciente é hipertenso e tabagista há 40 anos. Nega diabetes. Ao exame físico, ausência de lesões tróficas nos membros; à direita, ausência de pulsos femoral, poplíteo ou distais; à esquerda, presença de pulso femoral, porém ausência de pulsos poplíteo ou distais. Em relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Compartilhar