Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Nefrologia

Indivíduo do sexo feminino, 50 anos, portadora de miocardiopatia dilatada idiopática familiar, em tratamento farmacológico otimizado com IECA (captopril 150 mg/dia), betabloqueador (carvedilol 50 mg/dia), espironolactona 25 mg/dia e diurético de alça (160 mg/dia). Queixa-se de palpitações ocasionais. Seu eletrocardiograma revela aumento do intervalo QT, depressão do segmento ST e da onda T e onda U evidente. Qual distúrbio eletrolítico pode estar envolvido no caso?

A
Hipopotassemia.
B
Hipocalcemia.
C
Hipercalcemia.
D
Hiponatremia.
E
Hipomagnesemia.
Uma paciente vem ao posto solicitar receita azul pois toma este medicamento há alguns meses para ansiedade e insônia.São substâncias que devem ser prescritas em receita azul:
Qual das cardiopatias congênitas abaixo relacionadas cursam com hiperfluxo pulmonar e sintomatologia de insuficiência cardíaca congestiva como principal manifestação clínica da doença?
Homem de 48 anos procura atendimento com relato de desconforto em hipocôndrio direito, escurecimento da urina e progressiva coloração da pele e dos olhos. Vem notando também insônia, sonolência diurna e tremores. Ao exame nota-se icterícia e fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito. Admite-se ser um bebedor crônico de alcoólicos e que na ultima semana vem fazendo uso de volumes muito superiores aos costumeiros. Refere diagnóstico anterior de colelitíase e uso atual de “remédio de ervas chinesas”. A avaliação laboratorial revelou bilirrubina total de 8,7mg% com bilirrubina direta de 6,8mg%, TGO de 320U/L e TGP de 140U/L, gama GT de 391U/L e RNI de 1,4. Com estes exames iniciais, que diagnóstico pode ser descartado com maior grau de certeza?
Sintomas de diarreia crônica, dor abdominal, perda ponderal e sangramento retal direcionam a anamnese para as manifestações clínicas da doença de Crohn. Essas são mais frequentemente de natureza inflamatória, obstrutiva e/ou fistulizante, as quais têm maior ou menor valor prognóstico. Assinale a alternativa INCORRETA.
Compartilhar