Infecção secundária é uma importante complicação em pacientes queimados que perderam a epiderme e a sepse resultante é responsável por um número significativo de mortes nesses pacientes. Qual a etiologia mais frequente de um quadro de sepse em grande queimado?
A
Gram negativos.
B
Streptococcus pyogenes.
C
Staphylococcus epidermidis.
D
S. aureus e pseudomonas aeruginosa.
E
Fungos, principalmente Candida sp.
Outras questões
Mulher branca, com 34 anos de idade, procura ambulatório do SUS com queixa de fraqueza e palidez há três meses, chegando a desmaiar por duas vezes, alterações do apetite e no sono. Ao exame físico, apresentava mucosas descoradas e edema de membros inferiores até os joelhos. Os exames laboratoriais revelaram anemia normocrômica mormocítica, série branca normal e plaquetas normais. A creatinina era 1,7mg %, ureia de 78 mg%, T4 livre e TSH normais, eletroforese de proteínas plasmáticas com albumina baixa e pico monoclonal na região da gamaglobulina. A proteinúria de 24 horas apresentou grade de cadeias leves de imunoglobulinas do tipo Kappa. Baseado nestas informações, responda ao próximo teste. A hipótese diagnóstica mais provável poderia ser:
Dados complementares adicionados à história
-Quadro clínico: A paciente não havia recebido imunoglobulina ou medicamento na fase prodrômica que pudesse modificar o quadro e nem apresentava imunodeficiência.Após a remissão do quadro, algumas lesões haviam reaparecido.
- Vacinação (comprovada pela caderneta de vacinação)
3 doses de vacina anti-sarampo aos 7 meses, 16 meses e 5 anos.
1 dose de tríplice viral aos 10 anos
1 dose de dupla viral (sarampo e rubéola) aos 19 anos
-Sorologia coletada 2ª amostra 3 semanas após a 1ª e sorologia processada no IAL
Resultado:Elisa para sarampo:IgM e IgG reagentes.Com base nesses novos dados, a conduta é:
Anemias microcíticas e hipocrômicas podem estar relacionadas à deficiência de ferro, inflamações crônicas e talassemia. O parâmetro laboratorial capaz de, fidedignamente, identificar a anemia ferropriva dentre os abaixo é:
Exame de material obtido por biópsia renal percutânea de nefrótico indica glomeruloesclerose segmentar e focal. Considerando tratar-se de uma doença renal secundária, você elegeria como diagnóstico causal mais provável: