Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Infecção secundária é uma importante complicação em pacientes queimados que perderam a epiderme e a sepse resultante é responsável por um número significativo de mortes nesses pacientes. Qual a etiologia mais frequente de um quadro de sepse em grande queimado?

A
Gram negativos.
B
Streptococcus pyogenes.
C
Staphylococcus epidermidis.
D
S. aureus e pseudomonas aeruginosa.
E
Fungos, principalmente Candida sp.
Um bebê com sete dias de vida é admitido no serviço de emergência com quadro clínico de letargia, sucção débil, vômitos e distensão abdominal há dois dias. Ao exame físico, apresenta-se pálido, ictérico leve (Zona III de Kramer), hipotônico, hipoativo, mas reativo aos estímulos, com frequência cardíaca de 180 bpm, frequência respiratória de 60 ipm e temperatura axilar de 35,5°C. Realizado exame de glicemia capilar com valor de 35 mg/dl. O diagnóstico provável e a conduta inicial a ser tomada, nesse caso, são, respectivamente:
Dentre as várias técnicas cirúrgicas para tratamento da Obesidade Mórbida, existem as técnicas restritivas e as restritivas-disabsortivas. Das opções abaixo, qual delas é apenas restritiva?
Lactente de 4 meses apresenta antecedente de 3 internações hospitalares por infecção respiratória, com linfopenia, em uso de antibióticos e oxigenioterapia. No período neonatal, apresentou hipocalcemia. Exame físico: cianose de extremidades, saturação arterial de O?, em repouso, em ar ambiente, de 85%, sopro sistólico ejetivo na borda esternal esquerda superior. RX de tórax: hipofluxo pulmonar e coração com forma de bota, além de mediastino estreito com ausência de imagem do timo. Pode-se afirmar que o paciente apresenta:
Quanto à vacinação contra Influenza (gripe), é INCORRETO afirmar que:
Compartilhar