Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado: Sífilis durante a gestação.

A
O diagnóstico da infecção materna é obrigatoriamente sorológico.
B
A infecção fetal deve ser confirmada pela coleta de sangue por meio de cordocentese, e o esquema terapêutico a ser utilizado depende dos resultados do teste não treponêmico realizado no sangue fetal.
C
As alterações imunológicas da gestação invalidam as provas treponêmicas, razão pela qual se utiliza teste não treponêmico durante o seguimento prénatal.
D
Devido à lenta progressão da infecção na mãe, gestantes com teste não treponêmico de baixo título (até 1:4) não necessitam de tratamento.
E
Os critérios diagnósticos e os exames que podem ser realizados são os mesmos utilizados para qualquer paciente com suspeita de sífilis.
Paciente de 35 anos, grávida de 12 meses, foi indicado pelo seu obstetra a realização de ultrassonografia com translucência nucal. Em relação, a medicina fetal, qual a função da translucência nucal?
Paciente de 38 anos, Gesta 5 para 4,4 partos normais, há 10 horas em trabalho de parto, apresenta-se com 8 cm de dilatação, colo médio e fino, apresentação cefálica no plano -3 de De Lee. Durante acompanhamento do trabalho de parto o obstetra constatou queda da frequência cárdio-fetal do tipo DIP-III e pequeno sangramento vaginal. Em relação aos dados clínicos apresentados, qual o provável diagnóstico?
A claudicação intermitente é um sintoma de:
Paciente com 35 semanas de idade gestacional dá entrada no pronto-socorro referindo dor importante no hipocôndrio direito. Ao exame clínico, a gestante apresentava pressão arterial de 100/80 mmHg; com dor intensa a palpação superficial e profunda do hipocôndrio direito e útero de tonicidade normal compatível com a idade gestacional. Edema maleolar moderado e proteinúria de +++, batimentos cárdio-fetais 140 bpm. Exame especular e toque apresentando colo fechado. USG abdominal e obstétrica normais, com placenta tópica. Enzimas hepáticas elevadas com plaquetopenia e hemólise. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar