Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado: Sífilis durante a gestação.

A
O diagnóstico da infecção materna é obrigatoriamente sorológico.
B
A infecção fetal deve ser confirmada pela coleta de sangue por meio de cordocentese, e o esquema terapêutico a ser utilizado depende dos resultados do teste não treponêmico realizado no sangue fetal.
C
As alterações imunológicas da gestação invalidam as provas treponêmicas, razão pela qual se utiliza teste não treponêmico durante o seguimento prénatal.
D
Devido à lenta progressão da infecção na mãe, gestantes com teste não treponêmico de baixo título (até 1:4) não necessitam de tratamento.
E
Os critérios diagnósticos e os exames que podem ser realizados são os mesmos utilizados para qualquer paciente com suspeita de sífilis.
Paciente do sexo masculino, 50 anos, apresentando quadro de sinusite recorrente associado à congestão nasal, tosse, dispneia, hemoptise e perda progressiva da função renal. O diagnóstico mais provável é:
Quanto à fisiopatologia da doença de Paget, Podemos afirmar que:
Paciente alcoólatra, trazido por seus familiares ao PS do HCPM, com relato de confusão mental associado à glicemia capilar de 50. Foram administradas 4 ampolas de glicose hipertônica a 50%. No entanto, o quadro de confusão mental piorou e ele desenvolveu nistagmo horizontal, ataxia e taquicardia. Qual a conduta mais adequada para o caso?
De acordo com Sistema de pontuação para diagnóstico de Tuberculose (TB) Pulmonar em crianças e adolecentes negativos a baciloscopia, do Ministério da Saúde - 2002 quais os critérios que devem ser avaliados?
Compartilhar