Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Obstetrícia

Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado: Sífilis durante a gestação.

A
O diagnóstico da infecção materna é obrigatoriamente sorológico.
B
A infecção fetal deve ser confirmada pela coleta de sangue por meio de cordocentese, e o esquema terapêutico a ser utilizado depende dos resultados do teste não treponêmico realizado no sangue fetal.
C
As alterações imunológicas da gestação invalidam as provas treponêmicas, razão pela qual se utiliza teste não treponêmico durante o seguimento prénatal.
D
Devido à lenta progressão da infecção na mãe, gestantes com teste não treponêmico de baixo título (até 1:4) não necessitam de tratamento.
E
Os critérios diagnósticos e os exames que podem ser realizados são os mesmos utilizados para qualquer paciente com suspeita de sífilis.
Sobre a demência na Doença de Alzheimer, seus estágios e sintomas em paciente vigilante, relacione as colunas abaixo: Coluna 1: Estágio de Prejuízo (1) Grau Leve. (2) Grau Moderado. (3) Grau Grave. (4) Grau Profundo. Coluna 2: Prováveis Sintomas encontrados ( ) Incontinência, confinado ao leito. ( ) Depressão. ( ) Desenvolvimento de sintomas psicóticos como paranóia. ( ) Confinado ao leito com déficits motores significativos. ( ) Consciência de frustração pelo déficit. ( ) Psicose. ( ) Agitação. ( ) Dificuldade de alimentação. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Edema bipalpebral bilateral, representa causa rara de edema palpebral de origem infecciosa, pode ocorrer por compressão de drenagem linfática pela compressão exercida pelo aumento ganglionar; pode ser tão exuberante, a ponto de ser confundido erroneamente com edemas de causas renais. A descrição acima está relacionada com:
Psiquiatra interconsultor de hospital geral é chamado para avaliar paciente em confusão mental com crônica dependência ao álcool. O paciente se encontra internado há quatro dias por politraumatismo, com lesões corto-contusas em cabeça, tórax e membros, e os estudos radiológicos de crânio e esqueleto restante não revelaram fraturas. A avaliação demonstra comportamento desorganizado, desatenção, desorientação e comportamento hostil com contactantes, aparentemente motivado por falso reconhecimento de desafetos. Os dados vitais, exame físico e neuromotor se revelam normais e a enfermagem relata que o paciente foi admitido exibindo-se orientado e o quadro se instalou somente no segundo dia de internação. O médico solicitante levanta a hipótese de síndrome de abstinência ao álcool e pede orientação para iniciar prescrição medicamentosa. Assinale a hipótese ou conduta a ser orientada pelo médico:
São critérios diagnósticos para distúrbio autista: I - Falta de reciprocidade social ou emocional; II - Falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, não compensada por outros meios (apontar, usar mímica); III - Preocupação excessiva, em termos de intensidade ou de foco, com interesses restritos e estereotipados; IV - Preocupação persistente com partes de objetos.
Compartilhar