Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Obstetrícia

Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado. Diabetes gestacional.

A
O diagnóstico só pode ser feito através do teste de tolerância oral à glicose.
B
É de caráter transitório, não exigindo portanto terapia insulínica, visto que tende a se normalizar após o parto.
C
A glicemia de jejum repetida no 3 o trimestre é método eficiente para o diagnóstico dessa condição.
D
Até o momento, quando há falha no tratamento com dieta, a única terapia comprovadamente segura e eficaz é a insulina.
E
É caracterizada pela hiperglicemia predominante no período pós-prandial, e pode ser diagnosticado pela realização de glicemia capilar após as refeições durante 48 horas consecutivas.
Menino de 10 anos de idade é levado ao serviço de urgência com quadro de dor progressiva, há 6 horas, no pênis. Ao exame, há aumento de volume da glande e cianose distal. Quais são o diagnóstico e a conduta corretos?
A colangite esclerosante, uma doença rara de causa ainda desconhecida, está associada a qual doença intestinal?
Durante a consulta de rotina de um lactante eutrófico de oito meses, observa-se que a hemibolsa escrotal direita está vazia, hipoplásica e o testiculo é palpado na região inguinal ipsilateral. O testículo esquerdo é tópico e tem fimose. A conduta é:
Paciente 62 anos no 22º dia pós-operatorio de colectomia esquerda videolaparoscópica para ressecção neoplasia de cólon com metástase hepática, apresentava-se bem e com boa evolução clínica, porém passou a apresentar dor e edema de todo o membro inferior direito ha 24 horas. Ao exame paciente bem, consciente, orientado, eupneico, pulso cheio, Fc 78bpm. Membro inferior direito: Dor em panturrilha, edema em perna e coxa, cacifo presente, pulsos 3/3+. Sobre o quadro do paciente, é CORRETO afirmar:
Compartilhar