Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Endocrinologia

Obstetrícia

Instruções: Para responder às questões de números 27 a 29 assinale, na folha de respostas, a alternativa que contém a afirmação correta em relação ao assunto indicado. Diabetes gestacional.

A
O diagnóstico só pode ser feito através do teste de tolerância oral à glicose.
B
É de caráter transitório, não exigindo portanto terapia insulínica, visto que tende a se normalizar após o parto.
C
A glicemia de jejum repetida no 3 o trimestre é método eficiente para o diagnóstico dessa condição.
D
Até o momento, quando há falha no tratamento com dieta, a única terapia comprovadamente segura e eficaz é a insulina.
E
É caracterizada pela hiperglicemia predominante no período pós-prandial, e pode ser diagnosticado pela realização de glicemia capilar após as refeições durante 48 horas consecutivas.
O diagnóstico mais provável associado ao aspecto radiológico de infiltrado reticulogranular (vidro moído), em recém-nascido com quadro de desconforto respiratório é:
Paciente de 64 anos, sexo masculino, residente em casa geriátrica em Fortaleza, sem cartão de vacina. Não se lembra quando se vacinou pela última vez. O Ministério da Saúde recomenda imunização contra quais doenças neste caso?
Entre as assertivas abaixo, qual é a condição mais comum de comodidade associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
Uma adolescente de 15 anos apresenta episódios intermitentes de cefaleia há três anos. A dor é hemicrania, ora direita ora esquerda, tipo latejante, de moderada a forte intensidade, associada à náuseas, vômitos, fonofobia e fotofobia. Precedendo as crises, ela refere parestesias em face e mãos, associadas à escotomas cintilantes. As crises duram em média cinco horas e melhoram com uso de paracetamol. O exame neurológico é normal. As crises ocorrem duas vezes por mês, próximo ao período de provas escolares. O diagnóstico, nesse caso, é:
Compartilhar