Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Interprete os resultados da análise do LCR abaixo, de uma criança de 3 anos com suspeita de meningite: Aspecto: Turvo; prot: 200 mg/dL; glicorraquia: 20 mg/dL; leucócitos: 510/mm3 (80% seg. e 10% linf) bacterioscopia: diplococos gram positivo. O provável diagnóstico é:

A
Meningite bacteriana provavelmente meningocóccica.
B
Meningite bacteriana provavelmente pneumocóccica.
C
Meningite bacteriana provavelmente por Haemophilus influenzae.
D
Meningite viral.
E
Meningite tuberculosa.
Paciente sofreu queda de motocicleta e apresenta no 1/3 inferior da perna perda de partes moles de cerca de 15 cm de comprimento e fratura exposta já fixada. A conduta mais apropriada para o fechamento da ferida é:
A bulimia nervosa:
Paciente masculino, 50 anos, hipertenso e tabagista, apresenta história de claudicação intermitente de panturrilha esquerda para curtas distâncias (50 metros), sem melhora com tratamento conservador. Ao exame clínico, apresenta pulso femoral cheio no membro inferior esquerdo, com pulsos poplíteo e tibiais impalpáveis, ausência de lesões tróficas e índice tornozelobraquial de 0,6. Assinale a alternativa que apresenta a melhor justificativa para a opção pelo tratamento cirúrgico em relação ao tratamento endovascular nesse caso.
Paciente de 4 anos de idade da entrada no ambulatório apresentando massa palpável em QSD, hematúria e hipertensão. Qual o diagnóstico provável?
Compartilhar