Já em relação ao exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar, marque a alternativa INCORRETA:
A
A baciloscopia direta do escarro é um método fundamental, porque permite descobrir as fontes mais importantes de infecção - os casos bacilíferos.
B
A baciloscopia direta do escarro deve ser sempre solicitada para os pacientes adultos que procurem o serviço de saúde por apresentarem queixas respiratórias ou qualquer outro motivo, mas que espontaneamente, ou em resposta ao pessoal de saúde, informem ter tosse e expectoração por duas semanas.
C
A baciloscopia direta do escarro também deve ser sempre solicitada para os contatos de casos de tuberculose pulmonar bacilíferos que apresentem queixas respiratórias.
D
Recomenda-se, para o diagnóstico, a coleta de duas amostras de escarro, uma por ocasião da primeira consulta e a segunda, independente do resultado da primeira, na manhã do dia seguinte ao despertar.
Outras questões
Um paciente de 57 anos, portador de hipertensão controlada, encontra-se em pré-operatório de colectomia direita. A sua classificação, segundo a American Society of Anesthesiologists (ASA), é:
Um lactente de 6 meses com suspeita de comunicação interventricular é avaliado. Espera-se à ausculta deste bebê um sopro
No tratamento inicial da fratura exposta, a conduta de maior importância é:
Recém-nascido do sexo feminino com idade gestacional de 38 1/2 semanas, peso de nascimento de 2800 gramas, nasceu de parto cesariano devido a polidrâmnio, Apgar 7 e 10, não foi possível passagem da sonda gástrica durante o atendimento na sala de parto. Iniciou com taquipneia e saída oral de secreção salivar “espumosa”. Foi submetida à radiografia simples de abdome, que evidenciou bolsão esofágico dilatado e presença de ar no abdome. Qual o diagnóstico etiológico mais provável?