Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Já em relação ao exame bacteriológico para o diagnóstico da tuberculose pulmonar, marque a alternativa INCORRETA:

A
A baciloscopia direta do escarro é um método fundamental, porque permite descobrir as fontes mais importantes de infecção - os casos bacilíferos.
B
A baciloscopia direta do escarro deve ser sempre solicitada para os pacientes adultos que procurem o serviço de saúde por apresentarem queixas respiratórias ou qualquer outro motivo, mas que espontaneamente, ou em resposta ao pessoal de saúde, informem ter tosse e expectoração por duas semanas.
C
A baciloscopia direta do escarro também deve ser sempre solicitada para os contatos de casos de tuberculose pulmonar bacilíferos que apresentem queixas respiratórias.
D
Recomenda-se, para o diagnóstico, a coleta de duas amostras de escarro, uma por ocasião da primeira consulta e a segunda, independente do resultado da primeira, na manhã do dia seguinte ao despertar.
Sobre a doença hepática gordurosa não alcoólica, é CORRETO afirmar:
Uma escolar de 9 anos apresenta cefaleia intensa, tonturas e urina escura há 24 horas. No exame clínico, são significativos os seguintes achados: frequência cardíaca de 110 bpm; PA 175/110mmHg e T: 36,9ºC. O diagnóstico mais provável para esse quadro clínico é:
Paciente adulto jovem com lacrimejamento bilateral tipo aquoso, sensação de corpo estranho nos olhos. Relata casos semelhantes em seu ambiente de trabalho. Qual o mais provável diagnóstico e sua etiologia?
No Ocidente, cerca de 90% dos casos de hepatocarcinoma incide em pacientes portadores de doença hepática crônica. Qual das patologias abaixo apresenta o MAIOR RISCO para o desenvolvimento de hepatocarcinoma?
Compartilhar