Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Endocrinologia

Januária, 24 anos, realizou, há 18 meses, cirurgia de derivação gástrica em Y de Roux por via laparoscópica devido à obesidade mórbida. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Teve alta após o controle da complicação acima e desde então, perdeu 25 kg. Nega outras patologias. Há um mês com astenia intensa, dificuldade de deambular, sudorese e vômitos frequentes no período pós-prandial. Intolerância à ingestão de carne bovina. Nega uso de medicações. Em amenorreia há 6 meses. Ao exame ginecológico, observa-se muco cervical abundante fluido e cristalino, com filância de 8 cm. O quadro apresentado requer:

A
Medicação antidepressiva
B
Revisão cirúrgica
C
Vitaminas do complexo B
D
Antieméticos e orientação dietética
José Alves é um senhor de 83 anos de idade e vem à consulta com queixas de diminuição da acuidade auditiva. Qual é a conduta inicial mais adequada para este caso?
Você está em uma festinha de amigos e uma criança de 1 ano e 4 meses, pesando 10 kg é encontrada desmaiada subitamente após correr no parquinho. Você é chamado e ao chegar ao local a criança estava deitada no chão da quadra. A criança está inconsciente, não respira e você está em dúvidas se palpou ou não o pulso. Qual a conduta é a MAIS CORRETA dentre as possibilidades oferecidas abaixo, segundo orientações da American Heart Association, na revisão 2010:
Recém-nascido submetido à cirurgia no quinto dia de vida por obstrução intestinal por íleo meconial. A etiologia mais provável é:
Menina de cinco anos é trazida pelos pais devido quadro de febre e conjuntivite bilateral há 5 dias. Ao exame, apresentava-se com conjuntivite bilateral, lindoadenopatia cervical anterior, eritema de orofaringe, lábios rachados, rash maculopapular e edema de mãos e pés. Em relação a hipótese diagnostica assinale a alternativa correta:
Compartilhar