Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Januária, 24 anos, realizou, há 18 meses, cirurgia de derivação gástrica em y de Roux por via laparoscópica devido à obesidade mórbida. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Este quadro sugere:

A
Deiscência de sutura de coto duodenal.
B
Fístula na anastomose gastrojejunal.
C
Lesão inadvertida da vesícula biliar.
D
Fístula na anastomose jejuno-jejunal.
Criança com 2 anos de idade apresenta anemia megaloblástica. Na anamnese é detectado que usa quase que exclusivamente leite de cabra. A etiologia provável da anemia é deficiência de:
Mulher de 73 anos, em tratamento para neuralgia pós-herpética, demência do tipo Alzheimer, hipertensão arterial e diabetes, é internada por sonolência e confusão mental aguda, secundária a hiponatremia. O medicamento que provavelmente causou a hiponatremia foi:
Jovem de 5 anos, com história de artrite no joelho e punho esquerdo e tornozelo direito há 7 dias, com duração de 3 dias em cada articulação. Há 2 dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedentes infecciosos. Exame: taquicárdica, sopro sistólico em foco mitral com irradiação para axila e artrite em tornozelo direito. Suspeita-se de febre reumática. Qual dos achados abaixo NÃO constitui critério maior para o diagnóstico de febre reumática aguda?
Homem de 69 anos, submetido à gastrectomia parcial com reconstrução gastrojejunal transmesocólica devido à neoplasia gástrica avançada. Nos 1º e 2º dias de pós-operatório deve-se administrar:
Compartilhar