Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

JBS, 6 meses, vem a consulta por IVAS (infecção das vias aéreas superiores) e diarreia com 3 evacuações por dia. Apresentou temperatura de até 37,6°C. Qual seria a orientação vacinal?

A
Suspender a aplicação da DPT (dar somente Sabin e Hib) por causa da febre
B
Aplicar todas as vacinas dos 6 meses
C
Suspender a Sabin por causa da diarreia
D
Trocar a Sabin pela Salk pelo risco de vômito
E
Não aplicar nenhuma vacina (aguardar a próxima consulta)
A galactosemia é um erro inato do metabolismo da galactose e suas principais manifestações clínicas são baixo ganho ponderal, icterícia colestática, hepatomegalia, retardo mental, catarata e aumento da suscetibilidade a infecções, principalmente por E. coli. Neste erro inato do metabolismo, a conduta dietética considerada a mais adequada é:
Mulher de 55 anos aprensenta dor intensa no olho direito com diminuição da acuidade visual neste olho, acompanhada de náuseas e vômitos. Inspeção: hiperemia ocular, midríase paralítica e edema de córnea. Nessa situação a hipótese diagnóstica é:
Assinale a assertiva correta em relação ao desenvolvimento motor e cognitivo dos lactentes.
T. O., sexo masculino, 60 anos, procurou o médico de sua área na US porque iniciou com sintoma de vertigem rotatória, intensa, acompanhada de náuseas e vômitos. Nega sintomas auditivos. Relata melhora dos sintomas ao permanecer imóvel e piora com movimentação. Nega febre ou outros sintomas. Ao exame físico e neurológico, não apresenta alterações. Ao realizar a manobra de Nylen-Bárány, você observou nistagmo fatigável, durando menos de um minuto, horizontal. O diagnóstico e a conduta são, respectivamente:
Compartilhar