Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

JBS, 6 meses, vem a consulta por IVAS (infecção das vias aéreas superiores) e diarreia com 3 evacuações por dia. Apresentou temperatura de até 37,6°C. Qual seria a orientação vacinal?

A
Suspender a aplicação da DPT (dar somente Sabin e Hib) por causa da febre
B
Aplicar todas as vacinas dos 6 meses
C
Suspender a Sabin por causa da diarreia
D
Trocar a Sabin pela Salk pelo risco de vômito
E
Não aplicar nenhuma vacina (aguardar a próxima consulta)
Embora a maioria dos pacientes com aumento da temperatura corporal apresente febre, existem circunstâncias nas quais essa elevação de temperatura representa hipertermia, caracterizada por elevação não controlada da temperatura corporal que excede a capacidade orgânica de perder calor. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F): ( ) Hipertermia induzida por drogas pode estar associada à utilização de anfetaminas, antidepressivos tricíclicos e cocaína. ( ) Na hipertermia maligna ocorre rápido aumento no cálcio intracelular em resposta ao halotano, outros anestésicos inalatórios ou à succinilcolina. ( ) A síndrome neuroléptica maligna está associada ao uso de neurolépticos, como o haloperidol, e caracteriza-se por tônus muscular diminuído. ( ) Diarreia, tremor e mioclonia estão associados à hipertermia relacionada à síndrome serotoninérgica. Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
Menino, 10 anos de idade, apresenta queixa de 3 meses de dor em coxa e joelho esquerdo, queda do estado geral e perda de peso. Ao exame clínico, há aumento de volume doloroso em terço distal de coxa, claudicação e limitação de mobilidade do joelho. Os exames de imagem mostram lesão lítica/permeativa metafiso-diafisária de fêmur, sem limites precisos, com reação periosteal, erosão de cortical e invasão de partes moles. A análise histológica de biópsia cirúrgica óssea mostra padrão uniforme de células pequenas, redondas, com núcleos arredondados e pouco estroma. Qual dos diagnósticos abaixo é o mais provável para essa situação?
Um paciente masculino, 58 anos, DM II, HAS, obeso e dislipidêmico chega ao Pronto-Socorro com dispneia e febre há 2 dias. Tem na radiografia de tórax: imagem de condensação em base e 1/3 médio de hemitórax direito. Ao exame físico apresenta-se com: PA: 78 x 46 mmHg, FC: 108 bpm, FR = 26 ipm, torporoso, glicemia capilar de 256 mg/dl, temperatura axilar: 38,3°C. O diagnóstico sindrômico e a melhor conduta seriam:
A conduta imediata na fratura supracondiliana do úmero em criança, que apresenta primariamente diminuição do fluxo sanguíneo distal, deve ser:
Compartilhar