Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

J.K.L., sexo feminino, 10 anos e 6 meses; estágio de Tanner M2P2, peso: 44 kg, estatura: 143 cm, IMC: 22 kg/m² (percentil entre 85-95). Assinale os diagnósticos CORRETOS:

A
Puberdade precoce e obesidade.
B
Peso adequado e puberdade adequada.
C
Baixo peso e puberdade atrasada.
D
Sobrepeso e puberdade adequada.
E
Obesidade e puberdade atrasada.
A desnutrição infantil:
Um menino de 7 anos recebe no pronto-socorro um diagnóstico de sinovite transitória de quadril. A anamnese, com as queixas clínicas relatadas, deve incluir os seguintes itens, EXCETO:
Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Vítima de ferimento por arma de fogo, com orifício de entrada na parede anterior do hemitórax direito, no quinto espaço intercostal (EID), é admitida em Unidade de Emergência. Após estudo radiológico, que revela hemopneumotórax, recebe toracostomia pelo sexto EID. Continua com drenagem de ar e sangue, indicativas de toracotomia, que mostra ferida de cerca de 2 cm bem no meio do lobo médio. Neste caso, o procedimento cirúrgico mais indicado será realizar:
Compartilhar