Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

João, 18 anos, residente em Fortaleza, comparece à unidade de saúde após “picada” de escorpião há cerca de 4 horas. Apresenta dor local. Considerando que ele tem microalbuminúria, não teve evento isquêmico coronariano e não tem insuficiência cardíaca ou renal, qual a classe de anti-hipertensivo de escolha?

A
Inibidores da enzima conversora da angiotensina/antagonista do receptor da angiotensina.
B
Beta-bloqueadores.
C
Diuréticos de alça.
D
Bloqueadores dos canais de cálcio.
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Sobre o câncer colorretal é CORRETO afirmar:
Mulher de 20 anos teve trauma torácico grave com fratura de esterno e múltiplas costelas à direita. Apresenta-se com pneumotórax completo à direita, contusão pulmonar à direita, escarro hemático e hipóxia moderada, mesmo com cateter de O2. Foi drenado o tórax direito com expansão pulmonar parcial e intensa fuga aérea persistente. Assinale a alternativa que apresenta a atitude recomendável nesse momento. (FOUCHE, Y.; TARANTINO, D. P. Anesthetic considerations in chest trauma. Chest Surg Clin N Am, 7:277, 1997)
Paciente adolescente, masculino, apresenta há uma semana dor de garganta e febre. Evoluiu para quadro de pneumonia com derrame pleural e tromboflebite de veia jugular interna. Na hemocultura, apareceu Fusobacterium necrophorum. O quadro que esse paciente apresenta se denomina: (PEDIATRICS, 1995. 96: 354–6)
Compartilhar