Questões na prática

Clínica Médica

Preventiva

Infectologia

João, 18 anos, residente em Fortaleza, comparece à unidade de saúde após “picada” de escorpião há cerca de 4 horas. Apresenta dor local. Quanto à conduta, assinale a alternativa CORRETA:

A
Encaminhar o paciente ao Centro de Assistência Toxicológica.
B
Aplicar soro antiescorpiônico.
C
Usar analgésico oral.
D
Observar o paciente por 6 horas com hidratação venosa.
Lactente de 1 ano de idade, pesando 8,0Kg, baixo nível socioeconômico e condição ambiental precária, apresenta há um dia quadro diarreico com três evacuações líquidas, de coloração esverdeada e presença de muco, acompanhada de vômito pós-alimentar, dor abdominal intermitente e febre. No exame físico apresentava-se apática, choro fraco, palidez cutânea, mucosas secas e olhos encovados. A melhor conduta, neste caso, é:
Portadora de lúpus eritematoso sistêmico chegou, ao ambulatório, com quadro de reativação grave da doença. Que exames, dentre os abaixo, melhor detectam esta situação?
Considere as informações colhidas durante a anamnese e os sinais clínicos observados ao exame físico especial: Identificação do Paciente: 1-homem, 58 anos de idade, fumante, alcoólatra, diabético; 2-mulher, 64 anos de idade, fumante passivo, hipertensa; 3-mulher, 44 anos de idade, não fumante e abstêmia; 4- homem, 40 anos de idade, não fumante, abstêmio, portador de leucoplasia de mucosa. Queixa-se de lesão na boca: I - Há 1 ano, assintomática; II - Há 6 meses, que passou a ser dolorosa há 30 dias; III - Dolorosa há 3 dias. É portador de: A - Lesão ulcero-vegetante de bordas elevadas; B - Lesão ulcerada com fundo com vegetações finas e pontilhado hemorrágico; C - Lesão ulcerada com granulações grosseiras; D - Fissuras transversais. Associe os números e as letras e indique o portador do câncer de boca:
Em uma paciente de 45 anos com dor pélvica crônica e dispareunia foi evidenciada na videolaparoscopia a presença de múltiplos implantes de endometriose em ligamentos uterossacros, ovários, em superficíe de cólon retossigmoide e pequenas nodulações no espaço retovaginal. Foi realizada cauterização dos focos de endometriose, mas, devido à extensão da doença, foi indicado tratamento complementar no pós-operatório. Qual é a opção mais indicada para a continuidade do tratamento dessa paciente?
Compartilhar