Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 horas e doença diverticular. Exame físico: T.ax 36,5°C, PA 90 x 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28 irpm. Exames laboratoriais iniciais: hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm³, creatinina 1,6 mg/dl, ureia 78 mg/dl, K 4,9 mEq/l, Na 140 mEq/l. A classificação do estado físico de João, segundo à Sociedade Americana de Anestesiologistas, é:

A
III E
B
IV E
C
IV
D
II
MWS, do sexo feminino, com 10 anos de idade, natural e procedente de Recife, apresenta queixas de lesões cutâneas pruriginosas há 2 dias. A genitora relata que a paciente, há 4 dias, apresentou coriza nasal mucopurulenta, cefaleia e febre elevada. No terceiro dia de doença procurou uma Urgência, onde foi prescrita amoxacilina, pelo diagnóstico de sinusite. Após uso do antibiótico, a paciente apresentou, de forma súbita, episódio de lesões cutâneas eritematosas, de bordos elevados, com contornos geográficos, intensamente pruriginosa e com edema bipalpebral. Procurou um Serviço de Urgência, onde foi aplicada adrenalina injetável, que fez melhorar totalmente as placas e o edema, e prescrito antialérgico três vezes ao dia para residência. Em relação a este caso clínico, assinale a alternativa correta.
Mário, pré-escolar de 3 anos de idade, chega ao ambulatório com febre elevada há 24 horas, acompanhada de hiperemia de orofaringe e tosse ocasional incomodativa, além de coriza hialina. Atualmente tem 13 kg e apresenta bom estado geral, com ausculta respiratória e cardíaca normais. Na história familiar, a genitora tem rinite alérgica. Nos antecedentes pessoais, teve um episódio de otite média aguda aos 18 meses de idade. Qual a prescrição médica mais adequada para o caso?
Criança de 6 meses de idade é trazida à Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar puericultura. Mãe diz que perdeu o Cartão da Criança durante mudança de endereço e não sabe informar sobre imunização da criança. Ao exame físico percebe-se a cicatriz de BCG. Qual a orientação mais adequada, quanto à imunização da criança?
Espera-se que uma criança aos seis meses apresente as seguintes características no desenvolvimento normal:
Compartilhar