Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

João evolui com instabilidade hemodinâmica e oligoanúria. A creatinina sérica é 5,8 mg/dl e tem 54000 plaquetas/mm³. A radiografia de tórax mostra infiltrado pulmonar bilateral. Entubado, com saída de sangue vivo pelo tubo e colocado em assistência ventilatória. A seguir, apresenta parada cardíaca e o monitor mostra fibrilação ventricular. Foi iniciado protocolo atual de reanimação cardiorrespiratória. O ritmo cardíaco foi refratário a duas tentativas de desfibrilação. Neste momento a conduta é administrar:

A
Compressões torácicas (100/min)
B
Adrenalina em altas doses
C
Choque com 150 Joules
D
Giuconato de cálcio
Mãe traz seu filho, do sexo masculino, de 6 anos de idade, para atendimento na emergência pediátrica, relatando que a criança, previamente sadia, apresentou há algumas semanas, quadro de infecção de vias áereas superiores e que há 3 dias, apresentou febre, mal-estar e artralgia. Há 48 horas, o menino começou a apresentar um exantema máculo-papular que hoje se tornou mais escuro, com lesões violáceas, apenas em região glútea e em membros inferiores. Ao examinar o paciente, você observa que o menor apresenta bom estado geral e as lesões tratam-se de púrpura vascular palpável (vasculite). O hemograma solicitado foi inespecífico, não há anemia, as plaquetas são normais, com VHS pouco aumentado e coagulograma normal. Considerando-se a principal hipótese diagnóstica para o caso acima, marque a opção correta:
Na avaliação pré-operatória de colelitíase encontramos elevação das transaminases e da fosfatase alcalina, devemos solicitar:
A vacina BCG tem o seu efeito protetor mais evidente em qual forma de tuberculose?
Assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar