Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

João evolui com instabilidade hemodinâmica e oligoanúria. A creatinina sérica é 5,8 mg/dl e tem 54000 plaquetas/mm³. A radiografia de tórax mostra infiltrado pulmonar bilateral. Entubado, com saída de sangue vivo pelo tubo e colocado em assistência ventilatória. A seguir, apresenta parada cardíaca e o monitor mostra fibrilação ventricular. Foi iniciado protocolo atual de reanimação cardiorrespiratória. O ritmo cardíaco foi refratário a duas tentativas de desfibrilação. Neste momento a conduta é administrar:

A
Compressões torácicas (100/min)
B
Adrenalina em altas doses
C
Choque com 150 Joules
D
Giuconato de cálcio
O cisto do conduto de Nuck ocorre:
Jovem, em investigação de infertilidade masculina, é diagnosticado com varicocele à esquerda, sendo proposta a correção cirúrgica. A principal complicação cirúrgica relacionada à piora do espermograma no pós-operatório é:
Homem, 65a, há cerca de 1 ano apresenta dor em panturrilha esquerda quando caminha um quarteirão, o que o obriga a parar, havendo piora nos últimos 2 meses, estando com limitação progressiva. Antecedente pessoal: tabagismo (1 maço/dia há 40 anos), nega hipertensão e diabetes. Exame físico: corado, PA= 142x88 mmHg; FC= 66 bpm; temp.= 36,5°C; extremidades: ausência de pulsos em membro inferior esquerdo, pé esquerdo com rubor, temperatura diminuída em relação ao direito, com pele atrófica e sem pelos. Índice tornozelo-braquial: MIE= 0,4, MID= 0,8. Além de orientações para cessar o tabagismo e cuidado com os pés, a conduta medicamentosa é:
Menino de 3 anos apresenta há 2 semanas aumento do volume do hemiescroto direito, mais evidente no fim do dia, indolor. Não apresenta outras queixas. EF: ausência de abaulamento inguinal à manobra de Valsalva, abaulamento do hemiescroto direito, tenso, irredutível à expressão, com transluminação positiva. A conduta mais adequada é
Compartilhar