Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

João Guilherme, de 7 anos de idade, apresenta tosse que piora ao deitar, secreção nasal purulenta e febre. O diagnóstico e tratamento são respectivamente:

A
Traqueobronquite e amoxacilina.
B
Rinofaringite aguda, hidratação e antitérmico.
C
Sinusite aguda e amoxacilina com clavulanato.
D
Broncopneumonia e penicilina.
E
Asma tussígena, corticoide inalatório.
Paciente sexo masculino foi submetido a screeening de retina, portador de diabetes tipo 2 e usuário de insulina 2x ao dia. Seu médico avisou que houve formação de novos vasos e ele pergunta ao médico qual a importância disso. Qual a melhor resposta?
O tipo mais comum de trauma genitourinário é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro" ou lesões em "selim", em que a uretra bulbar é esmagada contra os ramos púbicos. A presença de sangue no meato uretral, edema, equimose peniana ou perineal e dificuldade para urinar são apresentações clinicas típicas. Por qual motivo deve-se evitar o cateterismo uretral antes de uma avaliação radiográfica?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de baixa visão e cegueira são: catarata, erros refrativos não corrigidos, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, opacidades corneanas, retinopatia diabética, tracoma, cegueira infantil e oncocercose. Dos listados acima, qual é a principal causa de cegueira nos países em desenvolvimento? E qual é a única causa de cegueira não evitável?
Com relação às afecções oncológicas, julgue o item subsecutivo. O prognóstico de câncer de próstata em pacientes obesos é melhor que em pacientes com peso adequado.
Compartilhar