Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

João Guilherme, de 7 anos de idade, apresenta tosse que piora ao deitar, secreção nasal purulenta e febre. O diagnóstico e tratamento são respectivamente:

A
Traqueobronquite e amoxacilina.
B
Rinofaringite aguda, hidratação e antitérmico.
C
Sinusite aguda e amoxacilina com clavulanato.
D
Broncopneumonia e penicilina.
E
Asma tussígena, corticoide inalatório.
Homem, 60 anos de idade, tabagista e cardiopata, deu entrada na UTI com diagnóstico de pielonefrite e choque séptico, necessitando de noradrenalina em altas doses e ventilação mecânica invasiva. Após 3 dias na UTI, apresentou dificuldade de desmame ventilatório e o RX de tórax mostra infiltrado pulmonar bilateral, PaO2/FIO2 "menor ou igual a" 200, pressão de oclusão da artéria pulmonar < 18 mmHg. O diagnóstico é:
Paciente sexo feminino, 27 anos, agricultora. Há 4 dias apresentou perda de força muscular de caráter ascendente com evolução para tetraparesia flácida. Dois dias após apresentou um episódio de crise convulsiva tônico-clônica generalizada. Foi medicada com fenobarbital (1 ampola IM), evoluindo com urina escura e tetraplegia. Ao exame, hipotonia generalizada, reflexos profundos ausentes e sensibilidade normal. História pregressa de 2 internamentos por dor abdominal de origem desconhecida e um episódio de distúrbio psiquiátrico. Qual o diagnóstico provável dessa paciente?
Marque a alternativa INCORRETA:
Avalie as assertivas como verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I. Alucinação visual é a percepção deformada de um objeto real e presente. II. O indivíduo que sente que seu intestino está secando, o seu fígado despedaçando, o seu cérebro encolhendo está apresentando alucinações cenestésicas. III. Fabulação é a alteração do pensamento em que o indivíduo fica imaginando uma situação desejada. IV. Não se pode dizer que há diferença entre ansiedade e angústia. V. A impossibilidade de um indivíduo entender uma metáfora ou um pensamento abstrato é uma alteração do pensamento que é chamado “pensamento inibido”.
Compartilhar