Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Joel, 35 anos, apresentou um episódio autolimitado de diarreia, surgindo, algumas semanas depois, um quadro de tetraparesia ascendente, associada com tetra-hiporreflexia, que o incapacitou progressivamente até colocá-lo em ventilação mecânica por 10 dias. Evoluiu com progressiva resolução do quadro motor. A associação CORRETA é:

A
AVC - TC de crânio - trombólise.
B
Síndrome de Reiter - HLA-B27 - prednisona
C
Doença de Whipple - endoscopia digestiva alta com biópsia - azatioprina.
D
Síndrome de Guillain-Barré/LCR ou ENMG/Imunoglobulia humana.
E
Mielite transversa/RNM de colunas/Metilprednisolona.
Com relação ao dispositivo intrauterino (DIU), considere as assertivas abaixo: I - O DIU somente poderá ser inserido 6 meses após o parto. II - O índice de expulsão do DIU diminui na proporção inversa ao tempo de inserção. III - O uso de antibioticoterapia na inserção do DIU deve ser prescrito para os casos em que houver suspeita de infecção pélvica. Quais são as corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Primigesta de 16 anos, que não realizou pré-natal, procurou a emergência com febre, calafrios, sangramento vaginal moderado e mal-estar. Relatou ter provocado aborto com a ajuda de uma amiga há 2 dias. Ao exame, apresentava taquicardia (120 bpm), ausculta cardíaca e respiratória normais, pressão arterial de 76/40 mmHg e cianose de extremidades. Ao exame ginecológico, constataram-se bolsa rota e presença de restos fetais. Imediatamente foram instituídas antibioticoterapia e reposição de volume. A eliminação dos restos placentários foi induzida com ocitocina. Seis horas após a chegada, a paciente apresentou parada cardiorrespiratória sem resposta à medicação e às manobras de ressuscitação. Trata-se de um caso de mortalidade........., que tem como causa imediata ......... e como causa básica .......... .
Em alguns indivíduos, o processo de cicatrização pode evoluir para cicatrizes alargadas , hipertróficas ou queloides. Todos os fatores abaixo influenciam negativamente o processo de cicatrização, exceto:
Homem de 63 anos, assintomático, em revisão urológica de rotina, apresentou PSA de 3,6 ng/ml. O exame digital retal evidenciou próstata de consistência normal, com peso estimado em 30g. A ultrassonografia transretal com biopsia demonstrou neoplasia intraepitelial prostática (PIN) em 1 de 12 fragmentos. Qual a conduta mais adequada?
Compartilhar