Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Reumatologia

Joel, 35 anos, apresentou um episódio autolimitado de diarreia, surgindo, algumas semanas depois, um quadro de tetraparesia ascendente, associada com tetra-hiporreflexia, que o incapacitou progressivamente até colocá-lo em ventilação mecânica por 10 dias. Evoluiu com progressiva resolução do quadro motor. A associação CORRETA é:

A
AVC - TC de crânio - trombólise.
B
Síndrome de Reiter - HLA-B27 - prednisona
C
Doença de Whipple - endoscopia digestiva alta com biópsia - azatioprina.
D
Síndrome de Guillain-Barré/LCR ou ENMG/Imunoglobulia humana.
E
Mielite transversa/RNM de colunas/Metilprednisolona.
Para o diagnóstico de otite média secretora (OMS), os elementos que melhor a caracterizam, em geral, são:
Julgue o item a seguir, acerca de traumatismos toracoabdominais e geniturinários. Traumas do trato geniturinário estão comumente associados com fraturas pélvicas nos pacientes politraumatizados. Nesses casos, as lesões de bexiga ocorrem com maior frequência em sua porção extraperitoneal e devem ser tratadas por sutura primária, mantendo-se a sonda vesical, após o reparo, por pelo menos sete dias.
Um paciente de quarenta anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de sonolência diurna que, de acordo com o relato, estaria mais intensa nos últimos seis meses. O paciente relatou que, apesar de dormir cerca de oito horas por noite, tem acordado com a sensação de não estar de todo descansado. A esposa do paciente informou que ele ronca muito durante a noite e que, em alguns momentos, pára de respirar e acorda bruscamente. No exame físico, o paciente se apresentou sem alteração digna de nota. A respeito desse caso clínico, julgue o próximo item: A possibilidade de o paciente, nesse caso, apresentar hipertrofia de amígdalas e (ou) da adenoide deve ser investigada.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil tem uma estimativa de 70,42 novos casos de Câncer de próstata para cada 100.000 homens no ano de 2014. Qual a resposta CORRETA sobre esta neoplasia?
Compartilhar