Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

José Maria, 65 anos, desmaiou jogando uma partida de futebol. O SAMU 192 foi acionado e chegou em 10 minutos. Ao exame, ausência de respiração e pressão arterial no ECG asistolia. Foram realizadas manobras de reanimação cardior­repiratória durante 10 minutos, sem que fosse obtido sucesso. Os familiares chegaram assustados e informaram angina há 05 anos e diabetes do tipo 2. Dos quadros relatados abaixo, qual a mais provável causa mortis?

A
Parada cardíaca.
B
Tamponamento cardíaco.
C
Rotura de cordoalha tendínea.
D
Fibrilação Ventricular.
E
Necrose do miocárdio.
Usualmente três doenças estão associadas à presença do corrimento vaginal: candidíase, tricomoníase e vaginose. Nessa situação, a abordagem diagnóstica requer:
Menina de 3 anos foi encaminhada para a consulta de pediatria geral para investigação diagnóstica. Refere histórico de cinco episódios de otite média aguda este ano. A última foi tratada há 4 meses. Durante o exame físico, verifica-se que permanece a presença de líquido no ouvido médio esquerdo. Qual a próxima conduta indicada neste caso?
A categoria C5 da classificação CEAP sobre insuficiência venosa crônica significa:
Paciente com vertigem, perda auditiva, dor e pressão ou plenitude no pavilhão auricular acometido. Qual é o provável diagnostico?
Compartilhar