Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Josefina, de 54 anos, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com o diagnóstico de colecistite aguda, posteriormente confirmada por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento clínico indicado incluiu dieta zero, hidratação venosa, analgesia e antibioticoterapia. O uso de antibiótico, indicado para Josefina, tem como finalidade a cobertura da infecção por germes do tipo GRAM:

A
positivos.
B
negativos e positivos.
C
positivos e anaeróbios.
D
negativos e anaeróbios.
O município de Fortaleza apresentou nos últimos anos (2005 e 2006) uma média de 13.000 casos de dengue de todas as formas (com uma média de 120 casos de dengue hemorrágico e de 10 mortes por dengue). Em uma sessão científica em sua unidade básica de saúde da família, está havendo uma discussão sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo das formas graves de dengue. Qual dos conjuntos de sinais abaixo seria indicador de alerta para formas graves de dengue?
Todos os fatores de risco abaixo relacionam-se com lesões ao assoalho pélvico durante o parto, EXCETO:
Com relação à exposição vertical ao HIV, assinalar a alternativa INCORRETA.
Com relação ao refluxo gastroesofágico (RGE) na infância, considerar as assertivas abaixo: I - O relaxamento transitório do esfíncter esofágico inferior, sem correlação com a deglutição, é considerado o mecanismo fisiopatológico mais importante do RGE. II - Os episódios de vômitos podem ser reduzidos se a criança, ao receber a alimentação, que deve ser hipercalórica, com alto teor de gordura e em pequenas quantidades, estiver sentada. III - A pHmetria esofágica de 24 horas é o exame que apresenta melhores sensibilidade e especificidade. É (São) correta(s) a(s) assertiva(s):
Compartilhar