Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Josefina, de 54 anos, deu entrada na emergência com quadro clínico compatível com o diagnóstico de colecistite aguda, posteriormente confirmada por exames laboratoriais e de imagem. O tratamento clínico indicado incluiu dieta zero, hidratação venosa, analgesia e antibioticoterapia. O uso de antibiótico, indicado para Josefina, tem como finalidade a cobertura da infecção por germes do tipo GRAM:

A
positivos.
B
negativos e positivos.
C
positivos e anaeróbios.
D
negativos e anaeróbios.
Mãe traz seu filho, do sexo masculino, de 6 anos de idade, para atendimento na emergência pediátrica, relatando que a criança, previamente sadia, apresentou há algumas semanas, quadro de infecção de vias áereas superiores e que há 3 dias, apresentou febre, mal-estar e artralgia. Há 48 horas, o menino começou a apresentar um exantema máculo-papular que hoje se tornou mais escuro, com lesões violáceas, apenas em região glútea e em membros inferiores. Ao examinar o paciente, você observa que o menor apresenta bom estado geral e as lesões tratam-se de púrpura vascular palpável (vasculite). O hemograma solicitado foi inespecífico, não há anemia, as plaquetas são normais, com VHS pouco aumentado e coagulograma normal. Considerando-se a principal hipótese diagnóstica para o caso acima, marque a opção correta:
Na avaliação pré-operatória de colelitíase encontramos elevação das transaminases e da fosfatase alcalina, devemos solicitar:
A vacina BCG tem o seu efeito protetor mais evidente em qual forma de tuberculose?
Assinale a alternativa incorreta:
Compartilhar