Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Josias, 10 anos, chegou à emergência do IJF com quadro de edema, hipertensão arterial e hematúria. O pediatra de plantão desconfiou de uma glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica. Além do sumário de urina, que outro exame seria bastante elucidativo para esse diagnóstico?

A
Eletrocardiograma
B
Complemento sérico (C3)
C
Eletroforese de hemoglobina
D
Creatinina
São doenças crônicas frequentemente encontradas como sequelas típicas da prematuridade extrema:
Homem, 27 anos, politraumatizado, apresenta-se com estômago cheio e será submetido à laparotomia exploradora de urgência. EM RELAÇÃO À INTUBAÇÃO TRAQUEAL, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Sobre o uso de diuréticos tiazídicos no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, analise as proposições abaixo. 1) Reduzem o volume plasmático e, em longo prazo, aumentam a resistência vascular periférica. 2) Administrados isoladamente em baixas doses exibem ação antipertensiva. 3) Alterações bioquímicas e metabólicas são dose-dependentes. 4) Em baixas doses, a hidroclorotiazida apresenta redução na ação diurética a médio e longo prazo. 5) Podem precipitar crise de gota. Está (ão) correta (as) apenas:
Um paciente de 57 anos apresenta-se ambulatorialmente com história de dor em joelho direito há 4 meses. Relata rigidez matinal de 25 minutos. Durante a deambulação, há intensificação da sintomatologia dolorosa. Ao exame do joelho direito, percebe-se crepitação à movimentação ativa. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar