Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Josias, 10 anos, chegou à emergência do IJF com quadro de edema, hipertensão arterial e hematúria. O pediatra de plantão desconfiou de uma glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica. Além do sumário de urina, que outro exame seria bastante elucidativo para esse diagnóstico?

A
Eletrocardiograma
B
Complemento sérico (C3)
C
Eletroforese de hemoglobina
D
Creatinina
Escolar de nove anos é levado ao atendimento médico por apresentar há três semanas, dor em garganta, febre alta e prostração, tendo sido tratado apenas com antitérmicos. Há uma semana, existe um quadro de artrite de caráter migratório, acometendo tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. Exames laboratoriais indicam: leucocitose, VSH:50mm, ASO 1250 U todd. Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Pré-escolar de três anos é levado ao ambulatório com queixa de dor e edema no joelho direito há dois meses, e no tornozelo esquerdo há três semanas. Nega febre ou outras alterações. O exame complementar indicado nesse caso é:
Na Classificação de Salter-Harris para as lesões que envolvem a fise, a combinação entre lesão fisária e fratura intra-articular, corresponde ao tipo:
Um paciente politraumatizado é admitido com fraturas de fêmur direito e exposta de tíbia esquerda, no setor de urgência, a prioridade inicial neste caso é:
Compartilhar