Jovem de 14 anos de idade, com dor pélvica aguda na região hipogástrica direira (FID), febre, calafrios, e com ciclos menstruais regulares. Sinal de Blumberg positivo. O diagnóstico clínico mais provável é:
A
Gravidez tubária rota
B
Torção de ciclo ovariano
C
Abscesso tubo-ovariano
D
Piclonefrite aguda
E
Apendicite aguda
Outras questões
Quais são as patologias que devem estar incluídas obrigatoriamente, seguindo as evidências científicas atuais, em todos os protocolos de triagem neonatal?
Paciente de 62 anos, hipertenso crônico e ex-tabagista, realiza atividade física regularmente, faz caminhadas durante uma hora 5 vezes por semana, é assintomático do ponto de vista cardiovascular, não apresenta outras doenças associadas, o exame físico é normal. O paciente é candidato a colectomia devido a tumor de sigmoide. Quais exames pré-operatórios devem ser solicitados?
Um lactente de 11 meses de vida é trazido à UBS do seu bairro para reavaliação de tratamento de pneumonia iniciado há 48 horas. A mãe refere que a criança não está se alimentando bem e continua apresentando febre (máxima de 38,8°C), que cede com antitérmico. No entender da cuidadora, a criança não apresenta melhora. Exame físico: a criança mostra-se atenta ao ambiente, ausência de sinal de perigo, de sibilância e de tiragem; 9 kg, temp. axilar = 37,2°C e com 58 movimentos respiratórios por minuto. A conduta correta consiste em:
RN com 36 semanas e 4 dias de idade gestacional, parto operatório, apresenta desconforto respiratório nas primeiras horas de vida, FR 70 ipm, Rx de tórax evidenciou acentuação vascular pulmonar, diafragmas retificados e líquido intercissural. O diagnóstico mais provável é: