Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Gastroenterologia

Jovem de 14 anos de idade, com dor pélvica aguda na região hipogástrica direira (FID), febre, calafrios, e com ciclos menstruais regulares. Sinal de Blumberg positivo. O diagnóstico clínico mais provável é:

A
Gravidez tubária rota
B
Torção de ciclo ovariano
C
Abscesso tubo-ovariano
D
Piclonefrite aguda
E
Apendicite aguda
O diagnóstico diferencial de hérnia umbilical se faz com as diversas afecções a seguir, EXCETO:
A exposição ocupacional a ruídos também pode desencadear efeitos extra-auditivos. Constitui efeito extra-auditivo da exposição ao ruído:
Homem de 16 anos é trazido pela mãe ao Pronto-Socorro da Santa Casa de pequena cidade do interior de São Paulo. O rapaz referia dor testicular à esquerda há aproximadamente 4 horas, de forte intensidade. Ao exame físico, encontrava-se em bom estado geral, corado, fácies de dor, abdome flácido, e indolor. O exame da genitália masculina revelou leve vermelhidão em prepúcio; testículo direito tópico, de tamanho e consistência normais; testículo esquerdo aumentado de volume e eritematoso, de difícil palpação devido à dor e edema local. A elevação do testículo esquerdo resultava em discreta melhora da dor, e o reflexo cremastérico estava abolido deste lado. A Santa Casa não possui setor de medicina nuclear, mas possui médico ultrassonografista de plantão à distância que reside em cidade vizinha e que leva em torno de duas horas para chegar ao local. Caso seja indicada cirurgia, o tempo de preparo do paciente e da sala cirúrgica leva duas horas. Frente a esse quadro e hipóteses diagnósticas, a conduta recomendada é:
Homem de 75 anos com diagnóstico de fibrilação atrial procurou o Pronto Socorro com queixas de dor persistente, parestesia, paralisia de pododáctilos e diminuição de temperatura em membro inferior esquerdo, de início súbito, há 6 horas. Não estava recebendo anticoagulação plena. O exame físico evidenciou ausência de pulsos femoral, poplíteo e distais neste membro. Com relação ao caso em questão pode-se afirmar que:
Compartilhar