Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Jovem de 15 anos foi internado com quadro de oligúria, edema na face e nos membros inferiores e dispneia. Cerca de 1 semana antes, havia apresentado feridas infectadas nas pernas. Ao exame, a pressão arterial era de 150 x 95 mmHg, e havia turgência jugular. O exame de urina mostrou proteinúria (++) e 50 hemácias/campo. A creatinina era de 0,8 mg%, e o título de ASLO estava aumentado. O tratamento apropriado para esta condição pode necessitar de:

A
penicilina, anti-hipertensivos, diuréticos e restrição de sal
B
penicilina, diuréticos, corticosteroides e restrição de proteínas
C
penicilina, anti-hipertensivos, ciclofosfamida e restrição de sal
D
cefalexina, anti-hipertensivos, digoxina e restrição de sal
E
cefalexina, digoxina, corticosteroides e restrição de proteínas
Lactente de 10 meses de idade, sem antecedentes de doença respiratória, é levado ao pronto socorro com história de febre e tosse há 72 horas. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, febril (38,5°C); FR = 55 rpm; FC:110 bpm. À inspeção do tórax observam-se discretas tiragens intercostais. De acordo com as Normas de Assistência e Controle de Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado clínico sugestivo de pneumonia neste caso é:
Assinale a alternativa correta com relação à infecção do trato urinário (ITU) feminino.
Com relação à esclerodermia, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a realização da radiografia de tórax e seus achados mais frequentes, assinale a alternativa incorreta. (METTLER, FA. Essentials of radiology, 2nd ed. Philadelphia, WB Saunders, 2005. p. 45-64)
Compartilhar