Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Jovem de 15 anos foi internado com quadro de oligúria, edema na face e nos membros inferiores e dispneia. Cerca de 1 semana antes, havia apresentado feridas infectadas nas pernas. Ao exame, a pressão arterial era de 150 x 95 mmHg, e havia turgência jugular. O exame de urina mostrou proteinúria (++) e 50 hemácias/campo. A creatinina era de 0,8 mg%, e o título de ASLO estava aumentado. O tratamento apropriado para esta condição pode necessitar de:

A
penicilina, anti-hipertensivos, diuréticos e restrição de sal
B
penicilina, diuréticos, corticosteroides e restrição de proteínas
C
penicilina, anti-hipertensivos, ciclofosfamida e restrição de sal
D
cefalexina, anti-hipertensivos, digoxina e restrição de sal
E
cefalexina, digoxina, corticosteroides e restrição de proteínas
Paciente idoso com 72 anos de idade, durante avaliação neuropsicológica, atinge 21 pontos no mini-exame do estado mental (de Folstein). Este resultado:
Durante consulta regular de acompanhamento em uma unidade básica de saúde a ilha de uma paciente de 78 anos, analfabeta, queixa-se de que sua mãe vem apresentando problemas de memória, com início há três meses. A ilha nega febre, alterações do ciclo sono-vigília, incontinência urinária ou viagens recentes. A paciente informa que é portadora de hipertensão arterial e diabetes melitus tipo 2 não insulino-dependente, fazendo uso de captopril e metformina em doses e intervalos adequados, conforme controles de níveis de pressão arterial e laboratoriais recentes. Nega história familial conhecida de distúrbios neurológicos ou demenciais. Nega tremor ou outros sintomas sugestivos de parkinsonismo, nega traumas ou quedas recentes. Dentre as condutas abaixo, qual deinitivamente NÃO deveria ser um dos passos diagnósticos frente à queixa de memória da paciente ?
Assinale os achados compatíveis com CRITÉRIOS CLASSIFICATÓRIOS para lúpus do Colégio Americano de Reumatologia:
Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar