Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Jovem de 15 anos foi internado com quadro de oligúria, edema na face e nos membros inferiores e dispneia. Cerca de 1 semana antes, havia apresentado feridas infectadas nas pernas. Ao exame, a pressão arterial era de 150 x 95 mmHg, e havia turgência jugular. O exame de urina mostrou proteinúria (++) e 50 hemácias/campo. A creatinina era de 0,8 mg%, e o título de ASLO estava aumentado. O tratamento apropriado para esta condição pode necessitar de:

A
penicilina, anti-hipertensivos, diuréticos e restrição de sal
B
penicilina, diuréticos, corticosteroides e restrição de proteínas
C
penicilina, anti-hipertensivos, ciclofosfamida e restrição de sal
D
cefalexina, anti-hipertensivos, digoxina e restrição de sal
E
cefalexina, digoxina, corticosteroides e restrição de proteínas
São considerados distúrbios reativos de conduta na infância:
Homem, 37a, assintomático, com síndrome de Marfan, foi encaminhado com aneurisma de aorta ascendente. Angiotomografia Computadorizada (TC): aorta ascendente com 4,5 cm em seu maior diâmetro. Assinale a alternativa CORRETA:
Paciente de 55 anos, sexo feminino, procura atendimento para mostrar exames solicitados pelo médico da família. Os exames são: Densitometria óssea compatível com osteoporose em coluna (T-score: -2,8) e fêmur proximal (T-score: -2,6). Apresenta, como comorbidades, esofagite grave de refluxo e antecedente de TVP há 2 anos. Menopausa há 3 anos. Assinale a opção CORRETA.
A escolha da terapia mais eficaz para o câncer de próstata, em estágio inicial, deve considerar os seguintes fatores:
Compartilhar