Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Jovem de 15 anos foi internado com quadro de oligúria, edema na face e nos membros inferiores e dispneia. Cerca de 1 semana antes, havia apresentado feridas infectadas nas pernas. Ao exame, a pressão arterial era de 150 x 95 mmHg, e havia turgência jugular. O exame de urina mostrou proteinúria (++) e 50 hemácias/campo. A creatinina era de 0,8 mg%, e o título de ASLO estava aumentado. O tratamento apropriado para esta condição pode necessitar de:

A
penicilina, anti-hipertensivos, diuréticos e restrição de sal
B
penicilina, diuréticos, corticosteroides e restrição de proteínas
C
penicilina, anti-hipertensivos, ciclofosfamida e restrição de sal
D
cefalexina, anti-hipertensivos, digoxina e restrição de sal
E
cefalexina, digoxina, corticosteroides e restrição de proteínas
Acidentes envolvendo motociclistas caracterizam um sério problema de saúde pública nos centros urbanos do Brasil e produzem, entre outros traumas, fratura da diáfise da tíbia, a sede mais comum de fratura em ossos longos. Com relação à fratura da diáfise da tíbia, assinale a alternativa correta.
Qual exame é considerado padrão-ouro para diagnóstico da rinossinusite crônica?
Lactente de um ano de idade, sexo masculino, é atendido no pronto-socorro com história de cinco dias de febre, tosse produtiva e taquipneia. O raio X de tórax revela condensação alveolar em lobo inferior direito. A criança é tratada para pneumonia, utilizando-se antibioticoterapia adequada para as bactérias mais prováveis para a faixa etária, não se observando melhora. Troca-se o antibiótico pensando-se em resistência ou outro agente etiológico, também sem resposta. Com isso aventa-se a possibilidade do diagnóstico de tuberculose. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta.
Quais dos exames abaixo são mais indicados para avaliar função hepática?
Compartilhar