Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Jovem de 15 anos, hígida, com ciclos menstruais regulares (com duração de 7 dias em intervalos de 28 a 30 dias), veio à consulta por dismenorreia. Informou que ainda era virgem e que a menarca havia ocorrido aos 12 anos. A dor, que iniciara há 1 ano, 20 meses após a menarca, caracterizava-se por ser constante desde o primeiro sinal do fluxo até o último dia da menstruação. Ao exame clínico, não foram constatadas anormalidades e o hímen estava íntegro. Diante deste quadro, assinalar a alternativa CORRETA.

A
Considerando-se a idade da paciente e o tipo de sintoma, o diagnóstico é de dismenorreia primária.
B
Doença inflamatória pélvica faz parte do diagnóstico diferencial.
C
Está indicada dosagem de CA - 125 no período pré-menstrual.
D
Ultrassonografia pélvica e ressonância mangnética normais excluem endometriose.
E
Anticoncepcional oral de baixa dose pode ser uma alternativa de tratamento.
Sobre a trombose venosa cerebral (TVC), é correto afirmar:
Marisa, 24 anos, obesa mórbida, foi submetida a cirurgia de redução gástrica por pela técnica de Fobbi-Capella. No 3° dia de pós-operatório apresentou taquicardia e desconforto abdominal e, no dia seguinte, observou-se drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória. Este quadro sugere:
Teste seus conhecimentos em cardiologia pediátrica escolhendo a alternativa VERDADEIRA:
Criança de 7 dias de vida, nascida em domicílio com auxílio de parteira, é trazida ao hospital com tumefação em região inguinal direita. O exame clínico mostra uma hérnia inguinal direita facilmente redutível, sem sinais flogísticos e sem criptoquirdia concomitante. Pode-se afirmar:
Compartilhar