Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Jovem de 21 anos de idade é levado ao pronto socorro após ser salvo de um incêndio em sua residência. É diagnosticado como tendo 55% da área corporal queimada e transferido para um centro de tratamento de queimados. Em relação a queimaduras, assinale a alternativa incorreta.

A
O médico plantonista deverá acompanhar a reposição volêmica por meio do débito urinário.
B
Queimaduras de segundo grau atingem tanto a epiderme como parte da derme.
C
Na fase inicial das queimaduras, ocorre aumento da permeabilidade capilar.
D
O choque primário do grande queimado deve-se a desequilíbrio hidrossalino.
E
Nos pacientes queimados, devem ser evitadas as soluções colóides enquanto perdurar o aumento da permeabilidade capilar.
Parturiente de 38 semanas é avaliada no pronto-atendimento da G.O. pelo acadêmico de medicina do 5º ano, que anota, no prontuário da paciente, as seguintes informações: O feto encontra-se com seu maior eixo concordante com o maior eixo uterino (1) e com sua cabeça próxima da bacia materna (2). Ao toque vaginal, trata-se de uma OEA (3), estando o ápice do pólo cefálico no plano zero de DeLee (4). As frases sublinhadas permitem definir, respectivamente:
São complicações da nutrição parenteral, EXCETO:
Em pacientes vítimas de politrauma podemos afirmar que:
Criança, com 15 meses de idade, foi à Unidade Básica de Saúde para receber as vacinas do Programa Nacional de Imunização. A mãe da criança perguntou se ele podia tomar todas as vacinas, porque seu filho mais velho, de 10 anos de idade, encontra-se em tratamento quimioterápico para leucose aguda. Qual a conduta recomendada?
Compartilhar