Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Jovem de 22 anos iniciou, há três dias, dor tipo “agulhadas” nos membros inferiores. Procurou ajuda quando notou fraqueza muscular, referindo que sentia “como se suas pernas fossem de borracha”. Evoluiu com paralisia arrefléxica, acometendo braços e principalmente pernas. A tomografia computadorizada do crânio e da coluna lombar foram normais. Liquor com 1 hemácia/mm³, 5 leucócitos/mm³ (100% mononucleares) e 300 mg/dl de proteínas. O quadro clínico e laboratorial apresentado pelo paciente está, na maior parte dos casos, relacionado à infecção por:

A
Coxsackie B.
B
Campylobacter jejuni.
C
Listeria monocytogeneses.
D
Haemophilus influenzae.
Você se encontrava de plantão em um grande hospital terciário, como clínico, e o Residente Médico da oftalmologia solicitou o seu parecer clínico para um paciente diabético que ele estava internando de urgência por grave complicação oftalmológica. Sendo a Retinopatia Diabética (RD) umas das principais complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus (DM) e a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. Para ajudar no controle do paciente, você CORRETAMENTE orientou que:
Patologia caracterizada por anomalia congênita mais comumente encontrada no intestino delgado, ocorrendo em cerca de 2% da população. Está localizado na borda antimesentérica do íleo e resulta de um fechamento incompleto do ducto ônfalo-mesentérico ou vitelíneo é:
Marque a afirmativa correta
São características da tetralogia de Fallot, EXCETO:
Compartilhar