Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Jovem de 22 anos iniciou, há três dias, dor tipo “agulhadas” nos membros inferiores. Procurou ajuda quando notou fraqueza muscular, referindo que sentia “como se suas pernas fossem de borracha”. Evoluiu com paralisia arrefléxica, acometendo braços e principalmente pernas. A tomografia computadorizada do crânio e da coluna lombar foram normais. Liquor com 1 hemácia/mm³, 5 leucócitos/mm³ (100% mononucleares) e 300 mg/dl de proteínas. O quadro clínico e laboratorial apresentado pelo paciente está, na maior parte dos casos, relacionado à infecção por:

A
Coxsackie B.
B
Campylobacter jejuni.
C
Listeria monocytogeneses.
D
Haemophilus influenzae.
Considere as afirmações sobre depressão e demência no idoso: I - Na depressão, o início dos sinais e dos sintomas tem data precisa, enquanto na demência isto não é tão evidente. II - Na depressão, a queixa de perda cognitiva é enfatizada; na demência, minimizada. III - Tanto na depressão quanto na demência, a perda de memória é maior para a recente do que para a remota. Quais estão corretas?
Sobre o Câncer de Testículo é correto afirmar que:
A complicação clínica mais comum do divertículo de Meckel é:
Sr. Carlos, 70 anos, chega a emergência com dor nas costas, que piora com a tosse e a mobilização. Tem câncer de pulmão não pequenas células, tipo epidermoide. Exame físico: discreta paraparesia de MMII. Ressonância magnética: lesão lítica no corpo de T12, com compressão medular. A conduta inicial é:
Compartilhar