Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Jovem de 23 anos queixa-se de excesso de pelos em região facial, e, à ectoscopia, nota-se hirsutismo moderado. Dosagens hormonais revelam testosterona e 17-alfa-hidroxiprogesterona em níveis normais, porém o S-DHEA (sulfato de deidroepiandrosterona) estava bastante elevado. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Tumor de ovário.
B
Tumor suprarrenal.
C
Síndrome de ovário policístico.
D
Hiperplasia adrenal congênita.
Gestante apresentou conversão do VDRL 1:8 na 35ª semana de idade gestacional. Foi realizado tratamento com três doses de Penicilina Benzatina 2.400.000UI com intervalo de uma semana entre estas. Três semanas após o término do tratamento, entrou em trabalho de parto e deu a luz por via transvaginal a recém-nascido do sexo masculino, com peso ao nascer de 2800 gramas, Capurro somático de 38 semanas e 2 dias, adequado para a idade gestacional (AIG), em boas condições de vitalidade. De acordo com o quadro descrito, pode-se afirmar que:
Ao examinar um recém-nascido na sala de parto você identifica a ectoscopia lesões cutâneas pústulas superficiais, algumas rotas com colarinho de descamação fina, por vezes com mancha hiperpigmentada central e maculas hiperpigmentadas. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Para um paciente de 70 anos com diagnóstico de câncer gástrico que será submetido à cirurgia eletiva e apresenta perda de peso em torno de 7% nos últimos seis meses e albumina sérica de 3,0 g/dL, o tipo de preparo pré-operatório mais adequado é:
Constituem anomalias encontradas na Tetralogia de Fallot, EXCETO: Referência: MOSS E ADAMS: Doenças do Coração na Criança e no Adolescente - 2000
Compartilhar