Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Jovem de 23 anos queixa-se de excesso de pelos em região facial, e, à ectoscopia, nota-se hirsutismo moderado. Dosagens hormonais revelam testosterona e 17-alfa-hidroxiprogesterona em níveis normais, porém o S-DHEA (sulfato de deidroepiandrosterona) estava bastante elevado. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Tumor de ovário.
B
Tumor suprarrenal.
C
Síndrome de ovário policístico.
D
Hiperplasia adrenal congênita.
R.S.A., 38 anos, costureira há 19 anos, apresenta sintomas de formigamento dos três primeiros quirodáctilos das mãos, mais intenso à direita; dor no punho com irradiação para cotovelo e fraqueza nos braços. Relata que, frequentemente, acorda à noite com dor e sente dificuldade para pentear o cabelo. Este quadro representa a compressão do nervo:
São alterações morfológicas encontradas na Tetralogia de Fallot, exceto:
Arthur é atendido e internado em hospital de urgência após acidente automobilístico. Entre as diversas especialidades médicas que assistem o paciente devido seu politrauma, qual foi a solicitada para avaliação e conduta de HIFEMA?
Na consulta de puericultura do lactente, uma etapa fundamental é a avaliação da perda dos reflexos primitivos, com relação a estes reflexos, assinale a alternativa correta:
Compartilhar