Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Jovem de 23 anos queixa-se de excesso de pelos em região facial, e, à ectoscopia, nota-se hirsutismo moderado. Dosagens hormonais revelam testosterona e 17-alfa-hidroxiprogesterona em níveis normais, porém o S-DHEA (sulfato de deidroepiandrosterona) estava bastante elevado. A principal hipótese diagnóstica é:

A
Tumor de ovário.
B
Tumor suprarrenal.
C
Síndrome de ovário policístico.
D
Hiperplasia adrenal congênita.
Com relação à esclerose lateral amiotrófica, é correto afirmar:
Lactente de 7 meses vem à Unidade de Saúde para consulta de puericultura, e o médico observa que o bebê não rola nem senta sem apoio, além de apresentar palidez palmoplantar. Sua alimentação consta de mamadeiras de mingau de leite de vaca com amido de milho e açúcar e papa de frutas. O desmame completo ocorreu no primeiro mês de vida. A mãe não relata doenças prévias. O bebê pesa 8 kg e mede 64 cm. Que condição está causando esse quadro clínico?
Doença de Chagas: diagnóstico e uso de Rochagan. Paciente masculino, 23 anos, há cinco dias com edema localizado, indolor, nas pálpebras e região periorbitária direita, seguido de adinamia e febre baixa. Residente em Palhano ­CE.Traz imunofluorescência indireta (IgG) reagente para Trypanosoma cruzi. Qual conduta mais adequada?
A conduta atual para o paciente do caso anterior é:
Compartilhar