Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Reumatologia

Jovem de 5 anos, com história de artrite no joelho e punho esquerdo e tornozelo direito há 7 dias, com duração de 3 dias em cada articulação. Há 2 dias apresenta dor precordial e cansaço aos grandes esforços. Nega antecedentes infecciosos. Exame: taquicárdica, sopro sistólico em foco mitral com irradiação para axila e artrite em tornozelo direito. Suspeita-se de febre reumática. Qual dos achados abaixo NÃO constitui critério maior para o diagnóstico de febre reumática aguda?

A
Artrite.
B
Febre.
C
Eritema marginado.
D
Nódulo Subcutâneos.
Um homem branco de 60 anos de idade relata dor na fossa ilíaca esquerda, fezes amolecidas e febre. Ele não tem história patológica pregressa significativa. O exame físico revela sinais vitais normais, exceto por temperatura de 38,7 ºC e dor à palpação na fossa ilíaca esquerda. Existe defesa na fossa ilíaca esquerda, mas não se pode palpar uma massa definida. A avaliação laboratorial é normal, exceto por uma contagem de leucócitos de 15.000. A rotina para abdome agudo é normal. São partes razoáveis de uma terapia inicial, EXCETO:
De acordo com a contagem de colônias na urina, podemos afirmar tratar-se de I.T.U. quando temos:
JBS, 6 meses, vem a consulta por IVAS (infecção das vias aéreas superiores) e diarreia com 3 evacuações por dia. Apresentou temperatura de até 37,6°C. Qual seria a orientação vacinal?
Sobre o câncer de esôfago, podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar