Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Julgue os itens abaixo, a respeito do hantavírus: I. É uma virose emergente, de muita gravidade. II. O homem se infecta pela inalação de aerossóis gerados por secreções corpóreas de roedores. III. A síndrome pulmonar do hantavírus é de alta letalidade, caracterizada por um aumento de permeabilidade capilar. IV. O homem infectado pode apresentar febre hemorrágica com síndrome renal. V. O reservatório do vírus são os roedores do campo que invadem as casas durante o inverno e na época da colheita. A quantidade de itens certos é igual a:

A
5.
B
1.
C
2.
D
3.
E
4.
Leia o caso clínico abaixo e responda. Dá entrada no setor de emergência, trazido por unidade móvel do Corpo de Bombeiros, um rapaz que sofreu acidente automobilístico. Ele era o carona, o carro foi atingido à esquerda e o motorista faleceu no local. Tem 30 anos e está alcoolizado. Foi utilizada a sequência de atendimento inicial ao politraumatizado, com infusão em bolus de 2.000 ml de Ringer lactato. Está sonolento e apresenta escoriações no flanco, distensão abdominal e dispneia. Sua PA é de 70 x 40 mmHg. FC = 130 bpm, FR = 34 ipm. Durante a avaliação neurológica, o paciente é classificado como Glasgow 8, por apresentar as seguintes evidências:
Um paciente submetido à gastrectomia subtotal apresenta febre nas primeiras 48 horas do período pós-operatório. A causa mais provável da febre é:
Mulher de 52 anos refere última mestruação há 18 meses. Foi histerectomizada aos 42 anos por carcinoma in situ do colo do útero. Vem referindo fogachos intensos, perda da libido e dispareunia por ressecamento vaginal. Ela está em dúvida sobre os problemas relacionados ao uso de hormônios e você esclarece corretamente que essa terapia:
Cicatrizes hipertróficas e queloides são processos anormais de cicatrização caracterizados por alterações: Qual a melhor resposta?
Compartilhar