Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia reprodutiva. I- O hipotálamo é uma pequena estrutura neural situada na base do encéfalo, acima do quiasma óptico e abaixo do terceiro ventrículo. II- Apesar de inúmeras conexões neurológicas com a hipófise. O hipotálamo é uma estrutura isolada no sistema nervoso central e suas principais funções reguladoras ocorrem por meio de ação retroativa sobre o próprio hipotálamo, em feedback de alça curta. III- Do ponto de vista estrutural, a adeno-hipófise é similar à hipófise posterior ambas são derivadas embriologicamente do ectoderma epidérmico. IV- Os principais hormônios secretados pela adeno-hipófise são: FSH, LH, TSH, ACTH, GH e prolactina. V- Os principais hormônios secretados pela hipófise posterior são ocitocina e inibina. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
III e V.
E
IV e V.
Uma paciente de 19 anos de idade passou a apresentar dores constantes de moderada intensidade com localização precisa ilíaca direita e febre nas últimas 18 horas.
Assinale a opção correta com relação à assistência ao parto.
Com base no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde do Brasil para a região do Distrito Federal, assinale a opção incorreta.
Aparecida, 48 anos, branca, casada, G2P2A0, procurou seu médico de família com queixa de irregularidade menstrual com alterações na quantidade do fluxo, da duração e frequência dos ciclos. Queixou-se também de ondas de calor. Aparecida é tabagista, sedentária, obesa, hipertensa. Após descartar doença endometrial, orientar sobre o abandono do tabagismo, realizar mamografia, o médico de família e Aparecida optaram por iniciar a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Em relação à TRH, assinale a alternativa INCORRETA:
Compartilhar