Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia reprodutiva. I- O hipotálamo é uma pequena estrutura neural situada na base do encéfalo, acima do quiasma óptico e abaixo do terceiro ventrículo. II- Apesar de inúmeras conexões neurológicas com a hipófise. O hipotálamo é uma estrutura isolada no sistema nervoso central e suas principais funções reguladoras ocorrem por meio de ação retroativa sobre o próprio hipotálamo, em feedback de alça curta. III- Do ponto de vista estrutural, a adeno-hipófise é similar à hipófise posterior ambas são derivadas embriologicamente do ectoderma epidérmico. IV- Os principais hormônios secretados pela adeno-hipófise são: FSH, LH, TSH, ACTH, GH e prolactina. V- Os principais hormônios secretados pela hipófise posterior são ocitocina e inibina. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e IV.
C
II e III.
D
III e V.
E
IV e V.
A comunicação interatrial tipo ostium secundum é uma cardiopatia congênita de hiperfluxo pulmonar com pressão venocapilar pulmonar normal. O sopro sistólico na borda esternal esquerda alta é causado pelo aumento do fluxo na via de saída do ventrículo direito e a segunda bulha é desdobrada fixa. Em uma comunicação interatrial importante pode aparecer outro sopro. Qual é este sopro?
Associe as lesões ortopédicas (coluna A) às respectivas lesões arteriais (coluna B), numerando corretamente os parênteses. Coluna A - Lesão ortopédica 1. Fratura supracondiliana de úmero; 2. Fratura clavicular/1ª costela; 3. Deslocamento de ombro; 4. Fratura de fêmur distal; 5. Fratura de tíbia proximal. Coluna B - Lesão de artéria ( ) Artéria axilar; ( ) Artéria braquial; ( ) Artéria femoral/poplítea; ( ) Artéria poplítea/vasos distais; ( ) Artéria subclávia. A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é:
Homem 32 anos, usuário de crack, chega ao pronto-socorro com quadro de odinofagia unilateral, prostração e febre não aferida há cinco dias. O exame da cavidade oral apresentava placas ulceronecróticas recobertas por exsudado pseudomembranoso em amígdalas, úvula e palato mole, associados a péssimas condições de saúde bucal e intensa halitose. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Paciente do sexo masculino, 31 anos, com quadro de colesteatoma de orelha média à esquerda, procurou atendimento. Frente a esse caso, qual a melhor conduta?
Compartilhar