Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento familiar. I- Os dispositivos intrauterinos T 380 A de cobre e o T de levonogestrel (Mirena) são tão eficazes quanto a laqueadura tubária e seu uso não apresenta associação estatística com o desenvolvimento de infecção pélvica a longo prazo. II- A contracepção hormonal na forma injetável ou por implante contendo apenas progestogênios apresenta alta eficácia e evita o risco de trombose venosa e tromboembolismo associado ao estrogênio. III- Os contraceptivos hormonais orais combinados apresentam alta eficácia contraceptiva, mas, a longo prazo, aumentam o risco de câncer endometrial e de mama. IV- Os anticoncepcionais orais contendo apenas progestogênios quando usados durante a lactação, não alteram a quantidade, porém afetam a qualidade do leite. V- O mecanismo primário de ação da contracepção hormonal de emergência é impedir a nidação. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e III.
C
II e IV.
D
III e V.
E
IV e V.
A prevenção da tuberculose a partir da aplicação de uma dose de BCG intradérmico, ao nascimento, tem maior efeito protetor na diminuição da
Paciente feminina, de 43 anos, encaminhada por adinamia, lentificação psicomotora e sintomas depressivos. Apresentando tosse, com escarro amarelado, há 7 dias. Ao exame físico, PA 90/60 mmHg e rarefação de pelos pubianos. Os familiares referiam história prévia de complicação obstétrica hemorrágica há 7 anos e amenorreia, desde então. Exames laboratoriais:TSH 8,0 (0.45-4,5 mUI/L), T4L 0.3 mg/dL (0,6-1,7mg/dL) e glicemia 45 mg/dL. Trata-se, provavelmente, de:
No tratamento da gota, podemos afirmar:
Dentro das Espondiloartropatias Soronegativas, as uveítes apresentam as seguintes características clínicas:
Compartilhar