Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g, T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem alterações. A avaliação inicial deve incluir hemograma e:

A
hemocultura
B
EAS
C
eletrólitos séricos
D
punção lombar
Em relação ao rastreamento e ao diagnóstico do diabete gestacional, considere as assertivas abaixo: I - Glicemia de jejum inferior a 80 mg/dl em pacientes sem fatores de risco não exclui o diagnóstico de diabete gestacional. II - Glicemia de jejum entre 90-109 mg/dl deverá realizar curva glicêmica de preferência entre 24ª-28ª semana de gestação. III - Duas glicemias de jejum com valor igual ou superior a 110 mg/dl fazem o diagnóstico de diabete gestacional. Quais são corretas?
Considere as assertivas abaixo: I - As malformações fetais induzidas pelo diabete dependem do nível de glicemia no período periconcepcional. II - A hipoglicemia do recém-nascido de mãe diabética é atribuída à hipoplasia da célula beta do pâncreas fetal induzida pela hiperglicemia materna. III - O controle glicêmico obtido no terceiro trimestre de gestação pode previnir a macrossomia fetal. Quais são corretas?
O carcinoma endometrioide clássico (carcinoma de baixo grau) está mais frequentemente relacionado, exceto :
Lactente de cinco meses com cianose de mucosas, leitos ungueais, que piora com choro e, às vezes com mamadas. Exame físico: entrófica, eupneia, sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar, hipofluxo pulmonar, área cardíaca de tamanho normal. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar