Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g, T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem alterações. A avaliação inicial deve incluir hemograma e:

A
hemocultura
B
EAS
C
eletrólitos séricos
D
punção lombar
Qual dos seguintes achados do liquor é mais compatível com meningite aguda por Streptococcus pneumoniae?
Uma mulher jovem com história de asma relata sintomas quase diários, que ocorrem mais frequentemente à noite. Seu tratamento consiste em agonista beta-adrenérgico inalatório de curta duração, durante as crises. A paciente está tentando engravidar. Qual a melhor opção terapêutica a acrescentar para a paciente?
Um homem de 67 anos com enfisema relata piora da dispneia e tosse produtiva com expectoração purulenta. Seu VEF1 é 45% e uma gasometria arterial de 2 meses atrás mostrava PaO2 de 53 mmHg, com PaCO2 normal. Além de parar de fumar, qual outra intervenção pode aumentar a sobrevida desse paciente?
Em relação a esofagite por ingestão de agentes corrosivos é correto afirmar que:
Compartilhar