Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pesando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g, T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem alterações. As vacinas do Programa Nacional de Imunizações indicadas para a lactente são: (Hep B = hepatite B/ DPT = difteria, pertussis e tétano/VOP = poliomielite oral/RV = rotavírus/Hib = Haemophillus tipo B/TV = tríplice viral/FA = febre amarela.)

A
BCG, Hep B, DPT, Hib, VOP
B
Hep B, DPT, Hib, VOP, RV
C
DPT, Hib, VOP, RV, FA e TV
D
BCG, Hep B, DPT, VOP e TV
Paciente feminina, 46 anos, queixa-se de dor anal de fraca intensidade, iniciada repentinamente há três semanas depois de uma evacuação de fezes endurecidas, acompanhada de sangramento vivo. A inspeção do ânus da paciente é identificada fissura anal profunda, com bordos elevados, estendendo-se da borda anal até o canal anal superior, em quadrante lateral direito. Qual das alternativas abaixo não faz parte dos diagnósticos diferenciais deste caso:
Qual das alternativas abaixo referente aos fios de sutura cirúrgica contém uma afirmativa errada?
Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:
Os achados laboratoriais abaixo são característicos da secreção inapropriada do hormônio antidiurético, à exceção de:
Compartilhar