Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pesando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g, T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem alterações. As vacinas do Programa Nacional de Imunizações indicadas para a lactente são: (Hep B = hepatite B/ DPT = difteria, pertussis e tétano/VOP = poliomielite oral/RV = rotavírus/Hib = Haemophillus tipo B/TV = tríplice viral/FA = febre amarela.)

A
BCG, Hep B, DPT, Hib, VOP
B
Hep B, DPT, Hib, VOP, RV
C
DPT, Hib, VOP, RV, FA e TV
D
BCG, Hep B, DPT, VOP e TV
Em qual das patologias abaixo deve ser indicada cirurgia pelo risco de malignização?
Aponte a alternativa CORRETA.
Paciente do sexo masculino, 6 meses de vida, dá entrada no pronto socorro apresentando dor e distensão abdominal associada a vômitos há 1 dia. Mãe refere que o paciente alimentava-se normalmente (leite integral em pó e "massa de macaxeira") até o início dos sintomas. Nega febre. Ao exame físico, a paciente se encontra chorosa (choro paroxístico), desidratada e levemente dispneica. Seu abdome é distendido, de difícil palpação devido a dor. Palpa-se com dificuldade estrutura semelhante a massa alongada em flanco e hipocôndrio direito. Ruídos hidroaéreos aumentados em volume e frequência. Após o toque retal, a paciente apresentou episódio de diarreia com sangue, em "geleia de framboesa". Assinale a alternativa INCORRETA:
Paciente de 11 meses vem ao ambulatório de pediatria. A mãe refere seis episódios prévios de sibilância com internação hospitalar, com sintomas iniciados desde os primeiros dias de vida. Nos últimos dois meses, precisou ir 5 vezes à emergência. Mãe sem história de atopia. Ao exame físico, lactente em bom estado geral, porém com sinais de desconforto respiratório moderado. Apresenta-se abaixo do percentil 5 para peso e estatura. Com base nessas informações, qual das alternativas a seguir apresenta prováveis hipóteses diagnósticas e os respectivos exames complementares relevantes para o caso?
Compartilhar