Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto-atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100g, T.ax 38,5°, FC 148bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem aterações. A causa mais comum de acidentes não fatais nessa faixa etária é:

A
asfixia.
B
queda.
C
queimadura.
D
intoxicação.
Associe os diagnósticos diferenciais de olho vermelho (coluna da esquerda) aos quadros clínicos (coluna da direita). 1- Glaucoma agudo; 2- Uveíte anterior; 3-Conjuntivite viral aguda; 4- Ceratite bacteriana aguda; 5- Blefarite; () Dor ocular, borramento visual unilateral e miose em portador de artrite reumatoide; () Dor ocular unilateral, náuseas e/ou vômitos, redução de acuidade visual, percepção de halos coloridos, medríase e opacidade corneana difusa em paciente previamente hígido; () Dor ocular unilateral, redução da acuidade visual, blefaroespasmo, epífora importante e lesão esbranquiçada no centro da córnea em paciente usuário de lentes de contato. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
O Ministério da Saúde iniciou este ano a aplicação da vacina tetravalente viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças de 15 meses de idade. Em relação à vacina contra varicela, é INCORRETO afirmar:
Durante a gestação, ocorrem alterações hormonais e metabólicas que culminam com o aumento das concentrações glicêmicas materna, que por sua vez estimulam a produção de insulina para que se mantenha a glicemia em concentrações normais. Nas gestantes diabéticas, tanto o tipo I quanto no diabetes gestacional, essa adaptação é inadequada, determinando o aumento da concentração de glicose para o concepto. Assinale a alternativa correta.
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, exceto:
Compartilhar