Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g,T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem aterações. Dentro da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, os sinais e sintomas de perigo para Juliana são:

A
não consegue mamar o peito, vomita tudo o que ingere, convulsões e letargia
B
vomita tudo o que ingere, convulsões, inconsciência e tiragem subcostal
C
tiragem subcostal, vomita tudo o que ingere, inconsciência e petéquias
D
petéquias, tiragem subcostal, não consegue mamar o peito e convulsões
Leila, 39 anos, notou aumento da mama, com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou- se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela “ classificação de Bi- rads IV ’’. A conduta é:
Leila, 39 anos, notou aumento da mama com endurecimento focal, calor e rubor há 4 meses. Automedicou-se com pomadas, sem melhora. Há 2 semanas surgiram febre e ulceração em mama, com saída de secreção purulenta. A mamografia revela “classificação de Bi-rads 4’’. Cybele amiga de Leila tem 45 anos e apresenta sangramento uterino anormal. Aproveita a consulta para mostrar o resultado do seu preventivo, cujo laudo foi AGUS (Atipias em Células Glandulares de Significado Indeterminado) com processo inflamatório. A conduta é fazer:
Gestante é submetida a teste oral de tolerância à glicose de 100 g. Os resultados que confirmam a presença de diabetes mellitus gestacional, respectivamente, para o jejum, 1, 2 e 3 horas, em mg/dl, são:
Um paciente do sexo masculino, de 17 anos de idade, é internado por quadro agudo de disenteria, com depleção do espaço extracelular. Durante a internação, evoluiu com queda do estado geral, febre (temperatura axilar maior que 38°C) e petéquias em tronco e membros. Os exames complementares revelaram anemia hemolítica, trombocitopenia, insuficiência renal aguda e disfunção neurológica. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar