Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g,T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem aterações. Dentro da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, os sinais e sintomas de perigo para Juliana são:

A
não consegue mamar o peito, vomita tudo o que ingere, convulsões e letargia
B
vomita tudo o que ingere, convulsões, inconsciência e tiragem subcostal
C
tiragem subcostal, vomita tudo o que ingere, inconsciência e petéquias
D
petéquias, tiragem subcostal, não consegue mamar o peito e convulsões
Um paciente de 49 anos de idade que relata poliúria, polidipsia e perda de peso inexplicável nos últimos meses, procura avaliação médica para alívio dos sintomas. Na história clínica, refere ser filho de pais diabéticos e ter padrão alimentar inadequado (horários irregulares e ingestão de alimentos hipercalóricos). Ao exame físico evidenciado: peso 128 Kg e altura 170 cm. Presença de acantose nigrans cervical. Circunferência abdominal 130 cm. PA: 140 x 100 mmHg. Exames complementares: glicose plasmática de jejum 150 mg/dl e glicose plasmática pós-prandial (2h) 200 mg/dl. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Qual das alternativas contém apenas vasculites associadas ao anticorpo anticitoplasma do neutrófilo (ANCA)?
Um homem de 63 anos de idade é atendido na emergência, em coma, respirando espontaneamente, hemodinamicamente estável, desnutrido e com hálito alcoólico. A primeira substância a ser utilizada nesse paciente deve ser:
O segmento I do fígado:
Compartilhar