Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Juliana, 2 meses e 25 dias de vida, chega ao pronto atendimento com febre. A mãe relata que há 12 horas vem notando a criança muito “quentinha”. Ela sente-se insegura, Juliana é sua primeira filha e o pai está preso em Bangu I por tráfico e uso de drogas. Juliana nasceu de parto normal, realizado na emergência, pensando 3500 g. Não foi amamentada ao seio, usando exclusivamente fórmula láctea. A mãe não realizou pré-natal e perdeu a carteira de imunizações da filha. Exame físico: peso 5.100 g,T.ax 38,5°, FC 148 bpm, FR 40 irpm. Lactente ativa, sem sinais de irritação meníngea, eupneica, com pequena lesão cicatricial em região deltoide de braço direito. Demais aparelhos e sistemas sem aterações. Dentro da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, os sinais e sintomas de perigo para Juliana são:

A
não consegue mamar o peito, vomita tudo o que ingere, convulsões e letargia
B
vomita tudo o que ingere, convulsões, inconsciência e tiragem subcostal
C
tiragem subcostal, vomita tudo o que ingere, inconsciência e petéquias
D
petéquias, tiragem subcostal, não consegue mamar o peito e convulsões
A maioria dos agentes espermaticidas usados para fins contraceptivos contém como princípio ativo o nonoxinol-9. Relativamente a esses contraceptivos, pode-se afirmar que: I - quando usados isoladamente, proporcionam uma taxa de falhas em torno de 15% ao ano. II - atuam por meio de uma ação tóxica sobre o esperma, e como barreira mecânica ao acesso do canal cervical. III - o uso frequente está associado a lesões genitais que podem aumentar o risco de transmissão de HIV. Assinale a alternativa correta.
Um trabalhador de cozinha é ferido em explosão de caldeira. Tem 18% do total de sua superfície corpórea com queimadura de segundo e terceiro graus. Sabendo-se que a vítima pesa 89 kg, usando o método de Parkland (Baxter) para cálculo da reposição hídrica, é correto dizer que a velocidade de administração intravenosa de cristaloides, em ml/hora, após duas, dez e dezoito horas, deve ser aproximadamente de:
Primigesta de 19 anos, com idade gestacional de 37 semanas, apresentando dor abdominal em barra e escotomas. Ao exame clínico constata-se: edema importante, generalizado; PA = 170/110mmHg; reflexos tendinosos exaltados; dinâmica uterina ausente; bfc = 152 por minuto; toque vaginal: colo uterino com dilatação de 5 cm. A conduta, neste caso, é:
A procidência do reto se caracteriza por prolapso de:
Compartilhar