Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e três irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Qual a data provável do parto de Juliana?

A
01/05/2009.
B
30/04/2009.
C
18/04/2009.
D
01/04/2009.
São manifestações comuns em glomerulonefrite proliferativa difusa, EXCETO:
A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:
Durante plantão obstétrico, primigesta com idade gestacional cronológica de 39 semanas e 3 dias, idade ecográfica de 38 semanas +/- 1 semana, refere perda de líquido via vaginal há 6 horas. O exame especular não confirmou o diagnóstico de amniorrexe prematura. Em relação à confirmação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Ao avaliarmos a audiometria tonal aérea de um trabalhador, poderemos considerá-la como sugestiva de perda auditiva induzida por ruído quando encontramos:
Compartilhar