Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e 3 irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Após essa primeira consulta de Juliana, o médico de família solicitou os exames complementares. Assinale a alternativa que contém os exames laboratoriais que devem ser solicitados na primeira consulta de pré-natal:

A
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose (75 mg de dextrosol), sumário de urina, urocultura, VDRL, sorológica universal para HIV e colesterol total.
B
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose (75 mg de dextrosol), sumário de urina, urocultura, VDRL, triagem sorológica universal para HIV e sorologia para hepatite B (em pacientes não-vacinadas).
C
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, sumário de urina, urocultura, VDRL, citologia oncótica cervical, teste de Coombs.
D
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, sumário de urina, urocultura, VDRL, triagem sorológica universal para HIV, sorologia para hepatite B (em pacientes não-vacinadas), citologia oncótica cervical.
A síndrome de Reiter pode ser complicada por, exceto:
O cateterismo vesical é contraindicado nos pacientes politraumatizados quando houver presença dos seguintes achados, exceto:
O atendimento a queimados, apesar dos recentes progressos, ainda apresenta altas taxas de mortalidade e morbidade. Na fisiopatologia das queimaduras os dois eventos principais são o aumento da permeabilidade e o edema. Esse aumento da permeabilidade capilar permite a passagem do filtrado plasmático ao interstício, promovendo edema e hipovolemia. Sobre isso considere a reposição volêmica de um homem de 34 anos, 80kg, vítima de queimadura há 3 horas. Ele apresenta: queimadura de 1º grau em face anterior de membro superior direito e face anterior de membro inferior direito, de 2º grau e 3º grau em tronco anterior e membro superior esquerdo e face anterior de membro inferior esquerdo incluindo períneo. Estime a reposição volêmica, segundo a fórmula de Parkland.
Um motociclista alcoolizado, alta velocidade, perde o controle da motocicleta e é arremessado contra poste de iluminação pública. O paciente apresenta franca insuficiência respiratória, é acionado SAMU. O socorrista médico se depara com ferida aberta de tórax, 5 cm de diâmetro, caracterizando pneumotórax aberto. Qual a conduta imediata mais adequada?
Compartilhar