Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e 3 irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Após essa primeira consulta de Juliana, o médico de família solicitou os exames complementares. Assinale a alternativa que contém os exames laboratoriais que devem ser solicitados na primeira consulta de pré-natal:
A
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose (75 mg de dextrosol), sumário de urina, urocultura, VDRL, sorológica universal para HIV e colesterol total.
B
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose (75 mg de dextrosol), sumário de urina, urocultura, VDRL, triagem sorológica universal para HIV e sorologia para hepatite B (em pacientes não-vacinadas).
C
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, sumário de urina, urocultura, VDRL, citologia oncótica cervical, teste de Coombs.
D
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, sumário de urina, urocultura, VDRL, triagem sorológica universal para HIV, sorologia para hepatite B (em pacientes não-vacinadas), citologia oncótica cervical.
Outras questões
Menino de 5 anos frequenta a escola infantil, brinca com outras crianças, veste-se sozinho, expressa ideias próprias e preferências. Ao exame, apresenta IMC no escore Z acima do +3. Em relação ao caso, analise as afirmativas: I. A avaliação pondero-estatural do menino está adequada. II. Os marcos do desenvolvimento são adequados para esta faixa etária. III. O teste de Denver II é uma ferramenta útil para triar globalmente o desenvolvimento desta criança. Está / estão correta (s) a (s) afirmativa (s)
Um estudante de seis anos de idade, é trazido à Emergência hospitalar apresentando dor abdominal, inicialmente epigástrica e, posteriormente, em flanco direito. Apresenta quadro de febre (38,5 °C), distensão abdominal e vômitos. O quadro iniciou-se há pouco mais de 24 horas, com piora progressiva. A família relata história de episódios de fezes escuras com odor fétido desde quando era lactente. Ao exame físico, demonstrou dor à palpação do flanco direito, mais intensa em fossa ilíaca direita. A ausculta abdominal indicou ruídos hidroaéreos metálicos intervalados por períodos de ausência de ruídos. Ele foi internado. Foram realizados alguns exames, com os seguintes resultados: Leucócitos = 16.500/mm³ (VR: 5.500 - 6.500/mm³); Neutrófilos = 11.000/mm³; Bastões = 1.700/mm³; A radiografia do abdome evidenciou dilatação e edema de alças do intestino delgado com nível hidroaéreo. O ultrassom abdominal resultou sugestivo de abscesso em região de íleo terminal. A principal hipótese diagnóstica e a conduta recomendada diante desse quadro são, respectivamente,
Criança de 2 anos de idade é levada a uma consulta por apresentar quadro de rinorreia fétida nasal unilateral há 3 dias. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta para o caso descrito.