Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e três irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Qual a data provável do parto de Juliana?

A
01/05/2009.
B
30/04/2009.
C
18/04/2009.
D
01/04/2009.
Das substâncias abaixo listadas secretadas pelo rim qual tem efetiva participação em mecanismos hipertensivos?
Em paciente com 63 anos, menopausada há 10 anos, que nunca fez uso de terapia de reposição hormonal, foi evidenciado ao ultrassom mioma calcificado que comprime o ureter direito. A melhor conduta nesse caso é:
Quanto à distrofia muscular de Becker, é correto afirmar:
Paciente do sexo feminino, 32 anos, vítima de capotamento de automóvel, trazida ao PS pelos bombeiros que referiram dificuldade para retirá-la dos destroços. Os bombeiros referiram que a paciente tinha o nível de consciência rebaixado, não abria os olhos, nem após estímulo doloroso, emitia sons ininteligíveis e só movia os membros sob estímulo doloroso. Foi admitida entubada e sob ventilação com ambu e oferta de O2 e infundido 21 de Ringer Lactato no local do acidente. Ao exame físico o tórax apresentava escoriação em hemitórax esquerdo, com discreta crepitação palpável. O murmúrio vesicular era moderadamente diminuído à esquerda. O pulso é filiforme , 120 bpm e a PA 50x50 mm/Hg. Foi observada à esquerda e a pupila esquerda se encontrava dilatada. A bacia era estável, porém havia deformidade e aumento do volume da coxa esquerda. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar