Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Juliana, 22 anos, solteira, procurou seu médico de família com o exame HCG positivo no dia 10 de outubro de 2008. Relatou que a data de sua última menstruação foi em 25/7/2008. Juliana é mãe de Davi, fruto de um relacionamento passado com Pedro. Vive com sua mãe (Dona Dora), seu pai (Sr. Francisco Eugênio) e 3 irmãs mais jovens solteiras. Estudou até a sétima série, tendo abandonado os estudos para trabalhar em “casa de família”. Relata que a vida em casa está difícil, pois Sr. Francisco é etilista pesado e, apesar de haver períodos raros em que a dinâmica familiar é satisfatória e competente, aqueles disfuncionais e insatisfatórios tendem a prevalecer. Após essa primeira consulta de Juliana, o médico de família solicitou os exames complementares. Assinale a alternativa que contém os exames laboratoriais que devem ser solicitados na primeira consulta de pré-natal:

A
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose (75 mg de dextrosol), sumário de urina, urocultura, VDRL, sorológica universal para HIV e colesterol total.
B
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, teste de tolerância à glicose (75 mg de dextrosol), sumário de urina, urocultura, VDRL, triagem sorológica universal para HIV e sorologia para hepatite B (em pacientes não-vacinadas).
C
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, sumário de urina, urocultura, VDRL, citologia oncótica cervical, teste de Coombs.
D
Grupo sanguineo e fator Rh, hemograma, glicemia de jejum, sumário de urina, urocultura, VDRL, triagem sorológica universal para HIV, sorologia para hepatite B (em pacientes não-vacinadas), citologia oncótica cervical.
Menina, 24 meses, peso 9,8 kg, estatura 82 cm e PC 48 cm, sofre queda de escada de 2 m. Está consciente e chorosa, com escoriações no crânio, no tórax e em MsIs. Tem respiração espontânea, ruidosa, com tiragem de fúrcula e subcostal. FC 150 bpm, pulsos débeis e PA 50/30 mmHg. Em relação a este caso de trauma, são apresentadas as seguintes assertivas: I. Hipotensão, instabilidade da via aérea e peso inferior a 10 kg são marcadores de mau prognóstico deste caso. II. O PC proporcionalmente maior nesta idade e a maior força da musculatura cervical são fatores de proteção ao trauma craniano. III. A possível contusão pulmonar ocorrida neste caso é a causa mais comum de insuficiência respiratória no trauma pediátrico. Qual é a alternativa correta?
Sobre hérnias inguinais, a correlação INCORRETA é:
Em relação à recomendação quanto à suplementação de ferro para lactentes, é correto afirmar:
Qual a conduta em relação a um indivíduo que nunca tomou vacinas antirrábicas anteriormente e apresenta mordedura na superfície palmar da mão direita, provocada por um gato desconhecido?
Compartilhar